Twitch não permite mais streaming de jogos com censura 18 anos

Por Redação | 28.05.2015 às 11:52
photo_camera Divulgação

Em uma mudança aplicada nesta semana aos seus termos de serviço, o Twitch anunciou que está proibindo permanentemente a realização de streaming de games que tenham recebido censura 18 anos. A medida, segundo a empresa, vem para trazer mais clareza e transparência às normas, já que antes, os jogos “banidos” eram decididos caso a caso, o que acabava sendo pouco eficiente, além de causar confusão entre os usuários da plataforma.

Antes da mudança, apenas três títulos estavam proibidos de serem transmitidos pela plataforma: Manhunt 2, cheio de cenas de tortura e violência; Fahrenheit: Indigo Prophecy, em sua versão Director’s Cut, que contém mais momentos de violência e sexo; e o vindouro Hatred, que tem levantado polêmica devido à temática que evidencia o ódio e o massacre de inocentes.

Devido a essa seleção caso a caso, que, segundo o Twitch, se tornou “insustentável”, veio a ideia de banir todos os games que recebessem o selo “Adults Only”, da ESRB, responsável pela classificação indicativa nos EUA. O órgão será usado como referência e a empresa informa que mesmo que os títulos tenham recebido indicação mais branda em outras regiões, ainda assim não poderão ser transmitidos pela plataforma. A recíproca também é aplicada aqui e caso um jogo seja considerado impróprio em outros territórios, mas adequado pelos norte-americanos, o streaming pode ser realizado sem problemas.

Hoje, apenas 26 jogos aparecem como impróprios para menores, de acordo com o ranking da ESRB. Sony, Microsoft e Nintendo não publicam títulos dessa categoria em seus consoles e muitos lojistas também se recusam a vendê-los. Sendo assim, a decisão acaba afetando apenas uma pequena parcela de usuários de PC e, segundo o Twitch, um número muito pequeno de produtores de conteúdo.

Por fim, a empresa deixa claro que versões censuradas, corrigidas ou com cortes de jogos que, em algum momento, tenham recebido a classificação “Adults Only” também podem ser transmitidos. É o caso, por exemplo, de Grand Theft Auto: San Andreas, que após a descoberta de um minigame sexual oculto, teve sua indicação nos Estados Unidos aumentada. A graduação voltou ao patamar original apenas quando a Rockstar recolheu cópias e liberou patches de correção.

É importante lembrar que muitos dos games banidos oficialmente no Brasil - o que nunca impediu de verdade que eles fossem vendidos por aqui - podem ser transmitidos normalmente pelo Twitch. É o caso, por exemplo, de clássicos como Duke Nukem 3D, Mortal Kombat ou Doom, polêmicos como Bully: Scholarship Edition ou Carmageddon, ou, mais recentemente, GTA: Episodes From Liberty City, envolvido em um processo por direitos autorais musicais. Caso você consiga colocar as mãos em um destes títulos, porém, poderá fazer o streaming sem problemas.

Fonte: Twitch