Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Last of Us 2 criou 20 mil expressões faciais para seus personagens

Por| 01 de Setembro de 2020 às 12h12

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
PlayStation 4

Quem jogou The Last of Us: Part II deve ter se deparado com as animações realistas das personagens, principalmente em momentos de alta emoção. Em publicação no blog oficial do PlayStation, o líder de animação do jogo, Keith Paciello, falou sobre os bastidores de criação das cenas e reações dos personagens.

O game conta com o chamado Emotional Systematic Facial Animation, um sistema que une não só a movimentação do rosto de um personagem para uma reação, mas o conjunto de fatores para deixar a cena mais realista.

O blog cita uma cena em específico em que Ellie está vendo um quadro. Caso o jogador entre no modo de fotografia e se aproxime do rosto da personagem, vai perceber um olhar de foco para compreender a arte. Segundo Paciello, um dos detalhes é que Ellie “aperta” os olhos, em um movimento de cerrar a visão com as partes de cima e de baixo ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

O artista liderou uma equipe para produzir 20 diferentes estados emocionais para cada um dos 25 principais personagens que aparecem na tela. Isso não somente para um corte cinemático, mas também para esboçarem expressões em momentos de gameplay.

Como a representação sentimental inclui não somente o rosto da personagem, mas ainda seus trejeitos, os desenvolvedores fizeram 40 poses para cada uma das 20 emoções de cada um dos 25 personagens. Ou seja, multiplique estes números e você terá cerca de 20 mil expressões criadas para passar essa sensação constantemente.

“Fiquei imaginando como poderíamos simplesmente, durante todo o jogo, adicionar esses picos emocionais aos personagens, de forma que, a todo momento, você poderia dizer o que cada personagem está sentindo”, aponta Paciello.

Continua após a publicidade

Cada sentimento foi montado em cima de sete diferentes expressões: alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa, nojo e contemplação. Disso, o time retirou variações para chegar às 20 diferentes reações para todos os personagens.

Ainda, o líder de animação queria que o jogador tivesse uma representação dos sentimentos também em momentos de gameplay. Dessa forma, se o jogador reparar no rosto e pose de Ellie após uma cena muito importante, ela ainda está reagindo ao acontecimento, mesmo fora do momento cinemático.

A explicação completa com exemplos recheados de spoilers sobre The Last of Us: Part 2 está no blog oficial do PlayStation.

Lançado em 19 de junho exclusivamente para PlayStation 4, o game é o mais bem vendido na primeira semana para um jogo do console.

Continua após a publicidade

Fonte: PlayStation Blog