Switch poderá ter suporte a realidade virtual

Por Redação | 16 de Dezembro de 2016 às 17h20

Em pouco menos de um mês, a Nintendo finalmente fará a apresentação oficial de seu próximo console, o Nintendo Switch. Durante a espera, entretanto, diversos rumores sobre especificações e futuros recursos do videogame seguem aparecendo. O mais recente é de que o console terá compatibilidade com jogos de realidade virtual.

Uma patente registrada pela Nintendo mostra um periférico semelhante a um Gear VR, da Samsung, que permitiria o usuário colocar a tela destacável do Switch em um headset especial, usando-o como visor para games de realidade virtual.

O registro data de junho deste ano, quando o videogame da Nintendo ainda tinha o nome provisório de NX. Porém, a imagem já mostra que o dispositivo referente à tela do Switch com um design bem próximo do visual final apresentado para o console.

Segundo o registro apresentado pela Nintendo, o visor é capaz de reconhecer quando o tablet destacável do Switch é colocado, entrando em um modo VR para games, que poderão utilizar os joy cons destacáveis como controle. Entretanto, não se sabe até o momento se estes joysticks terão suporte a controle via movimento, tal como os controles do Wii. Já o tablet possui acelerômetro e giroscópio, o que permitiria o uso em um HMD de realidade virtual.

A descoberta da nova patente se alinha com outro rumor apresentado no meio do ano, quando o desenvolvedor Patrick Ruckdeschel apresentou seu game de exploração Riverside, alegando que ele estaria disponível futuramente para o Oculus Rift e Nintendo NX (que agora é Switch). Desde então, o assunto não tinha sido tocado novamente.

Caso o plano da Nintendo em colocar o Switch no mercado de realidade virtual se concretize, a cena da tecnologia ficará ainda mais concorrida, competindo nos consoles com a Sony, que recentemente lançou o PlayStation VR, e no PC com outros players como HTC Vive e Oculus Rift. No ano que vem, a Microsoft também deverá entrar nesse jogo com o lançamento de seu Scorpio, versão mais poderosa do Xbox One que terá suporte a VR.

Agora, então, é esperar para ver - e torcer para que a Nintendo não tenha um novo Virtual Boy nas mãos. Alguém lembra dele?

Fonte: Business Insider

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!