Steam leva seu desktop para a realidade virtual

Por Redação | 24 de Março de 2016 às 13h15

Agora você pode checar emails, acessar configurações do sistema e dar aquela olhada em seu mensageiro instantâneo preferido sem precisar tirar os óculos de realidade virtual. Isso porque a Valve, por meio da sua tecnologia SteamVR, lançou nesta quinta-feira (23) uma ferramenta que permite usar o computador normalmente, só que em perspectiva de realidade virtual.

A sensação, aqui, parece ser a mesma que já era proporcionada para os usuários por meio da funcionalidade Desktop Theater. Assim como no caso dos jogos que não são de realidade virtual, a área de trabalho do Windows e outras funções aparecem em uma grande tela, como se o usuário estivesse sentado na poltrona de um cinema. Mexer a cabeça, assim como nas salas, revela as bordas da tela e a imersão pode não ser muito grande.

Nem é essa a intenção, na realidade. Ao lançar a funcionalidade, a própria Valve afirma que a ideia é permitir que os usuários alterem configurações ou manipulem aplicativos durante a jogatina de games em realidade virtual sem que precisem remover os óculos. Tanto que o chamado Desktop Overlay conta com suporte aos controles de dispositivos como o Vive, da HTC, por exemplo, excluindo a necessidade de uso de mouse e teclado.

Steam Desktop

Além do uso do desktop em si, a Valve também está abrindo as portas para que a comunidade possa criar fundos de tela personalizados para serem usados com a ferramenta. Para ativar a função, o usuário deve acessar as configurações do Steam e optar por aceitar as versões Beta tanto do cliente da plataforma quanto do SteamVR. Claro, como se trata de algo ainda em desenvolvimento, problemas e travamentos podem ocorrer.

Fonte: Valve

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.