Steam muda esquema de avaliação de jogos para evitar opiniões tendenciosas

Por Redação | 21 de Novembro de 2017 às 14h41

O Steam sempre fez questão de dar liberdade para que os seus usuários avaliem todos os itens do catálogo digital, oferecendo um sistema de notas e reviews dentro da página de cada jogo. No entanto, ao que parece, alguns usuários da loja estão utilizando este recurso de forma inadequada.

Para lidar com a situação, a Valve emitiu um comunicado informando que o serviço de distribuição de jogos digitais está sendo bombardeado com opiniões manipulativas, e que mudanças serão realizadas em breve para alterar a forma como o Steam lida com os comentários dos usuários.

De acordo com a postagem da companhia, o problema é causado por um grupo de usuários com opiniões extremas, que muitas vezes expressam suas opiniões tendo como base casos particulares como bugs nos patches iniciais ou até mesmo em situações de discondância com o posicionamento da desenvolvedora, culminando em um conjunto de informações que não são úteis e relevantes para pessoas interessadas em comprar o game.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Um problema semelhante também está ocorrendo na parte de avaliação dos comentários, seção em que os usuários podem marcar as avaliações como úteis ou não, com inúmeros casos de pessoas que realizam a votação de forma tendenciosa, deixando a relevância apenas para os reviews que estiverem alinhados com as suas respectivas opiniões.

"Isso pode resultar em uma aparência confusa, onde o conjunto padrão de avaliações exibidas é negativo, mesmo quando a maioria dos jogadores publicou críticas positivas e claramente aproveita o jogo", explicou a Valve.

Entre as mudanças que a Valve anunciou para o Steam, uma delas consiste em diminuir a relevância de usuários que publicam avaliações sobre um único game em um curto intervalo de tempo. A outra medida será em exibir os comentários positivos e negativos de acordo com a taxa de aprovação do jogo; sendo assim, se um game obtiver 80% de aceitação, o serviço exibirá 8 comentários positivos e 2 negativos no topo da página do jogo.

A Valve também reiterou que, além das mudanças na parte de avaliação, a companhia continuará empenhada em resolver outras questões relacionadas à forma como as comunidades de diferentes regiões lidam com o sistema de avaliação do Steam.

Para conferir o comunicado na íntegra, acesse este link.

Fonte: VG247, Steam

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.