Publicidade

Steam Link é lançado oficialmente para Android

Por| 07 de Agosto de 2019 às 12h40

Link copiado!

Valve/Divulgação
Valve/Divulgação
Tudo sobre Valve

Após meses de testes e atualizações, o Steam Link finalmente está disponível oficialmente para o Android. A Valve anunciou nesta quarta-feira (07) que o sistema está deixando o estado Beta e passando a se tornar parte integrante da plataforma, permitindo que os usuários usem a rede para jogar os games da plataforma em outros dispositivos que não o próprio PC.

Com o lançamento oficial, o recurso também tem o nome reduzido, deixando de se chamar Steam Link Anywhere para atender apenas como Steam Link. Além disso, neste lançamento, a Valve passa a dar suporte a mais de 200 aparelhos oficialmente, além de adicionar opções de atalhos para joysticks que, eventualmente, não tenham todos os botões necessários para jogar um determinado título, um recurso que também serve para combinações específicas de teclas em alguns jogos.

O Steam Link é um sistema de streaming que usa a rede sem fio para realizar a transmissão de games. Os títulos rodam no PC de origem e têm a imagem da tela transferida para um dispositivo, que pode ser um televisor inteligente, uma Raspberry Pi ou, agora, um smartphone Android. No caso dos celulares, um controle Bluetooth pode ser pareado ao dispositivo, com os comandos sendo enviados de volta ao computador de origem.

A função funciona a partir de um app específico, que permite a execução direta dos jogos e demais ajustes de configuração, desde que, claro, o PC que serve como base para a transmissão esteja ligado. Assim, os jogadores têm mais controle e conforto sobre a jogatina, não mais precisando estarem diante do computador em suas horas de lazer.

Continua após a publicidade

Enquanto a versão Android é lançada oficialmente, o Steam Link para iOS permanece em estágio Beta, ainda sem previsão de liberação final. O recurso funciona no iPhone e iPad com resultados semelhantes, mas, na visão da companhia, ainda exige um pouco mais de trabalho antes de ter um lançamento definitivo.

Além dos celulares e tablets, o Steam Link também funciona em televisores inteligentes que rodam o sistema operacional Android. O sistema funciona a partir de um aplicativo próprio, que pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store.

Fonte: Steam