Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Square tira jogos do ar em resposta às leis anti-loot box da Bélgica

Por| 23 de Novembro de 2018 às 14h01

Link copiado!

Square tira jogos do ar em resposta às leis anti-loot box da Bélgica
Square tira jogos do ar em resposta às leis anti-loot box da Bélgica
Tudo sobre Square Enix

A Square Enix tirou do ar três games baseados nas franquias Final Fantasy e Kingdom Hearts na Bélgica. Os games, disponíveis para PC, plataformas móveis e até navegadores, são gratuitos e usam as loot boxes como sua principal forma de monetização. E foi justamente uma citada “incerteza” quanto às legislações relacionadas a essa prática que, segundo a empresa, levou à remoção dos jogos no país.

Os jogos estão entre os principais destaques da estratégia mobile da Square Enix. Dissidia Final Fantasy Opera Omnia está disponível para iOS e Android, enquanto Mobius Final Fantasy também pode ser jogado no PC. Já Kingdom Hearts Union X é um game para navegadores. Eles não podem mais ser baixados ou jogados na Bélgica, enquanto os usuários que já os tinham instalado também não poderão mais ter acesso aos servidores para continuarem as aventuras.

A Bélgica é citada como um dos países pioneiros em legislação quanto às loot boxes, as caixas de itens surpresa que podem ser adquiridas com dinheiro de verdade e se tornaram constantes nos games da atualidade. Após uma investigação iniciada em abril, o governo do país europeu declarou que alguns usos dessa mecânica têm características análogas a de um jogo de azar e, por isso, as desenvolvedoras e distribuidoras de jogos que atuam no país deveriam se submeter às leis vigentes em relação a esse mercado.

As companhias rebatem com críticas quanto a vagueza da legislação, que não deixa claro quais mecânicas de loot boxes foram consideradas semelhantes aos jogos de azar. Essa é uma prática legal no país, mas o governo deseja ter controle sobre os operadores do setor, exigindo a obtenção de licenças de financiamento, a proibição na venda e uso por menores de idade, fiscalizações quanto às práticas e, claro, o pagamento de impostos. Quem não cumprir está sujeito a multas de até US$ 1 milhão e penas de prisão que podem chegar a cinco anos.

Continua após a publicidade

Não ajuda, também, o fato de a capital belga, Bruxelas, ser a sede da União Europeia, com a noção de que as normas poderiam ser adotadas e adaptadas também por outros países do bloco. Outros países, como a Austrália, também estão caminhando para a regulamentação das loot boxes e a imposição de medidas para as desenvolvedoras de jogos por acharem que a prática não apenas é análoga a um jogo de azar, mas também é capaz de estimular o vício.

Outras desenvolvedoras já tomaram ações diante das leis belgas, como é o caso da NCSoft, que, em setembro, removeu todas as transações envolvendo dinheiro real de Guild Wars 2. Outros títulos que utilizam o recurso, entretanto, continuam funcionando de maneira inalterada do país, com a decisão da Square Enix marcando a primeira vez que um game é retirado do ar por completo por conta da legislação.

Em comunicado, a Square não falou mais sobre o assunto, citando apenas a falta de clareza da regulação como o motivo para a remoção de seus games do ar. Outros títulos da empresa para PC, consoles e outras plataformas continuem rodando e sendo vendidos normalmente no país, sem sinais de que mudanças desse tipo também acontecerão com eles.

Fonte: The Guardian