Sony vai trazer streaming de jogos do PlayStation 4 para PCs e Macs

Por Redação | 27.11.2015 às 09:45
photo_camera Divulgação

Em breve, você vai poder jogar seus games de PlayStation 4 na tela do computador. Mas não, a Sony não está planejando acabar com a exclusividade de seus jogos e nem criar uma maneira de emulá-los. Na verdade, o que a empresa japonesa pretende fazer é se aproximar daquilo que o Xbox One já faz com o Windows 10 e permitir que os jogadores façam o streaming daquilo que está acontecendo em seus consoles direto para o PC.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente da Sony Studios, Shuhei Yoshida, em resposta às várias perguntas enviadas por fãs. Em seu perfil no Twitter, ele confirmou que a empresa está trabalhando em uma maneira de trazer o Remote Play para outras plataformas além do PlayStation Vita e antecipou que a ideia não é se limitar apenas aos PCs, mas também disponibilizar a novidade para o Mac. Com isso, a companhia deve se equiparar a um dos grandes diferenciais da concorrente.

A resposta de Yoshida veio poucos dias após a notícia de que um usuário havia feito um aplicativo para isso. Na última quarta-feira (25), um desenvolvedor identificado apenas como Twisted chamou a atenção de jogadores do mundo inteiro ao ter revelado um programa que permitia esse streaming até então impossível de acontecer. Diante dos planos de vender a novidade por US$ 10 para quem quisesse levar o PS4 para os computadores, a Sony se antecipou em dizer que vai fazer uma versão oficial desse recurso e inteiramente de graça.

Se por um lado esse anúncio coloca o PlayStation 4 para bater de frente com os recursos do Xbox One mais uma vez, por outro ele também canibaliza uma das principais funções que a própria Sony oferecia para o Vita. O portátil já vinha sendo colocado para escanteio desde seu lançamento e uma das únicas desculpas que a fabricante tinha para mantê-lo vivo era o Remote Play e a possibilidade de jogar qualquer game de PlayStation 4 em outros ambientes. Com esse streaming sendo feito também nos PCs, o aparelho de bolso caminha a passos largos para a inutilidade total.

Por fim, vale destacar que Shuhei Yoshida não comentou nada em relação à data de chegada do Remote Play no PC e Mac, o que significa que pode ser que isso ainda demore a acontecer. Ou então podemos ser surpreendidos a qualquer momento. Basta lembrar que, no próximo dia 5 de dezembro, a Sony realiza o PlayStation Experience e o evento pode ser palco para uma apresentação desse tipo.

Via: Shuhei Yoshida (Twitter), MCV UK