Sony moderniza visual do PlayStation Now

Por Redação | 08 de Julho de 2015 às 08h56

O PlayStation Now, conhecido como a “Netflix da Sony”, acaba de ganhar uma bem-vinda mudança visual. As alterações vieram na última semana com a mais recente atualização do PlayStation 4, mas só agora foram ativadas pela fabricante do console. A ideia da vez é deixar a visualização de jogos disponíveis e novidades muito mais abrangente, de forma a facilitar a busca e localização daquilo que o usuário deseja.

Ao contrário das letras enormes e títulos gigantes de antes, muito da navegação, agora, acontece por meio das capas dos games. Os títulos em destaque aparecem logo no começo da lista, com as novas adições logo abaixo, permitindo que o assinante tenha acesso direto àquilo que está bombando, saiba quando o game que deseja passar a fazer parte do serviço e também quais são as outras boas opções disponíveis na plataforma.

PlayStation Now

O PlayStation Now funciona por streaming. Por causa disso, permite que games do primeiro PlayStation, PS2 e PS3 sejam jogados no PS4, que não apresenta retrocompatibilidade. Além disso, outros dispositivos, como televisores inteligentes, smartphones, tablets e também o videogame de geração anterior podem ser usados na plataforma, uma vez que todo o processamento dos jogos acontece à distância, com apenas imagens e comandos sendo transmitidos pela internet e trabalhados no próprio aparelho.

É justamente por esse motivo que o sistema é sempre comparado à Netflix e, como não poderia deixar de ser, agora ganha linhas gerais mais semelhantes ao serviço de filmes e séries. A estrutura foi simplificada de forma a privilegiar os games e, uma vez dentro das páginas de cada um deles, é possível conferir sinopses e avaliações antes de inicia-los de forma propriamente dita.

Com a mudança, a Sony também parece estar mudando as políticas de pagamento do serviço. Durante os testes Beta do PlayStation Now, a empresa adotou um sistema de monetização por jogo, no qual o usuário poderia alugar o título digital por um tempo determinado, ou então comprá-lo para sempre. No lançamento, por outro lado, veio a tão pedida assinatura mensal com acesso irrestrito. Agora, essa é a única opção disponível para quem quiser utilizar a plataforma no PS4, uma indicação de que o modelo antigo pode deixar de existir em breve, quando a atualização chegar a outros dispositivos.

PlayStation Now

Atualmente, são cerca de 100 jogos na biblioteca do Now, com games consagrados como The Last of Us e Batman: Arkham City dividindo espaço com clássicos e toda a oferta exclusiva de jogos da Sony. Aumentar a lista já foi citado como uma prioridade para a empresa, mas, na E3 2015, ao contrário do que se esperava, pouco foi falado sobre isso.

Por enquanto, o PlayStation Now não está disponível no Brasil. Como a jogatina conectada depende de servidores e a distância física entre o jogador e a infraestrutura é um fator importante, nem mesmo os usuários com contas americanas podem utilizar o serviço, acabando barrados em um teste de conexão que serve para, justamente, atestar se ele é capaz de se conectar de forma adequada. A Sony não tem previsão para lançamento da plataforma por aqui.

Fonte: The Verge

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!