Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sony estaria banindo donos de PS5 que abusam da PlayStation Plus Collection

Por| 27 de Novembro de 2020 às 11h21

Link copiado!

Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech

A Sony estaria banindo jogadores de PlayStation 5 que estariam abusando do sistema de validação de jogos da PlayStation Plus Collection, criado para ser, inicialmente, um serviço ligado à retrocompatibilidade do novo videogame. As punições estariam sendo aplicadas às contas, por dois meses, e indefinidamente aos próprios aparelhos, impedindo o acesso ao modo online de jogos e à loja da plataforma para compra e download de títulos.

Os relatos de jogadores começaram a aparecer nesta semana, enquanto a Sony, em si, ainda não falou sobre o assunto. A questão surgiu depois da descoberta que os títulos de PlayStation 4 disponíveis na PlayStation Plus Collection também poderiam ser jogados por donos do velho console, desde que suas contas fossem ativadas em um PlayStation 5. São 18 jogos gratuitos, entre eles grandes exclusivos como God of War, The Last of Us e Bloodborne, disponíveis para assinantes da rede online do videogame, que também dá acesso ao modo multiplayer, descontos especiais e mais.

Continua após a publicidade

O abuso relacionado a esse processo começou assim que o novo console foi lançado. Em alguns casos, no Brasil, donos do PlayStation 5 começaram a vender a validação por valores baixos, de cerca de R$ 20, para quem não possui nenhum amigo com a nova geração de plataformas. Então, vieram os banimentos que, após análise, se descobriu não estarem ligados a esse fato, apesar de terem sido causados diretamente por ele.

O X da questão está em um sistema de segurança implementado pela Sony para detectar automaticamente possíveis hackings do PlayStation 5 e o uso de perfis roubados ou irregulares em transações de sua loja online. Quando um console chega a um total de mais de 50 perfis validados, estejam eles ainda disponíveis para acesso ou não, e uma compra é realizada no marketplace de uma região diferente da de fabricação, o sistema é considerado como comprometido e acaba banido.

Isso também vale para a conta, que fica suspensa por dois meses, enquanto o videogame em si fica bloqueado de forma definitiva, sem a possibilidade de download de conteúdos ou acesso à loja para jogos digitais. Uma questão importante principalmente para os compradores do PlayStation 5 Digital Edition, que não possui drive de disco e, se banido, acaba se transformando em nada mais do que um peso de papel com design diferente e incrivelmente caro.

Continua após a publicidade

Um dos usuários responsáveis por relatar o banimento, chamado apenas de Nmia, disse estar em contato com o suporte a clientes da Sony para reverter o banimento, mas não parece ter muitas esperanças. Segundo as palavras do representante da empresa, citadas por ele, a validação de contas de terceiros e a compra conjunta de games no mesmo perfil são violações das regras de uso da PlayStation Store, com os bloqueios sendo aplicados de forma automática para proteger as contas comprometidas e evitar que plataformas sejam usadas em operações de abuso.

De acordo com a imprensa internacional, contas de alguns países que foram validadas no PS5 de terceiros para uso dos jogos da PlayStation Plus Collection também estariam sendo banidas, ainda que temporariamente. Os relatos são menos consistentes e aparecem em menor frequência, com usuários de Hong Kong sendo os principais atingidos pelas medidas. Enquanto isso, a Sony não se pronunciou, fora de seus representantes de suporte, sobre os banimentos ou o abuso da lista de jogos para o PS4.

O caso também chamou atenção dos usuários que compartilham contas com amigos para dividirem o alto valor dos jogos. A ideia é que, por mais que a prática não seja recomendada, não é ela que está causando os banimentos — os consoles da Sony possuem, inclusive, configurações familiares que permitem e incentivam o login de contas em diferentes consoles, ou o uso de várias delas em uma mesma plataforma, em caso de viagens ou noites de jogatina com os amigos. A ideia geral é que aqueles que não abusarem do sistema de validação também não enfrentarão os problemas.

Fonte: Nmia Gaming (Facebook)