Sony demonstra apoio à causa LGBT e causa a ira dos gamers

Por Redação | 07 de Julho de 2017 às 09h17

A Sony alterou nesta semana a imagem de perfil e capa de sua página oficial no Facebook, em uma demonstração de apoio ao orgulho LGBT e à Parada Gay de Londres, da qual é uma das patrocinadoras. E a alteração, com direito a logotipos e slogans da empresa sobre as cores do movimento, foi alvo de críticas e ódio por parte de uma parcela dos gamers e fãs da marca.

As mudanças foram feitas na madrugada desta quarta-feira (05), e no momento em que essa reportagem é escrita, já ultrapassavam, na soma de imagem de perfil e capa, as 45 mil reações. Entretanto, ao mesmo tempo em que as curtidas constituem a maior parte dessas manifestações, as “carinhas bravas” quase equivalem ao total de corações enviados na página, mostrando que muita gente não gostou da iniciativa.

Nos comentários, entretanto, a coisa descamba para a homofobia e o ódio. Já são mais de 2,3 mil posts feitos em resposta às alterações e enquanto muitos deles parabenizavam a ação da companhia, outros demonstravam seu repúdio, com direito a ofensas gratuitas, muito ódio destilado e brigas entre apoiadores ou não da causa.

Já aconteceu de tudo e a área de comentários está cheia das figurinhas carimbadas de sempre. Tem, por exemplo, aqueles que acham que a Sony não deveria demonstrar apoio à causa LGBT pelo fato de que “as pessoas vão pensar que ele é gay por isso”. O texto, claro, vem acompanhado do clássico “não tenho nada contra, só acho que isso deveria ser feito entre quatro paredes e não na frente de todo mundo”.

Em outros casos, vemos a declaração do fim da Sony e o fato de que, a partir de agora, ninguém mais vai comprar o PlayStation 4. Ou, melhor, "GayStation 4", como muitos críticos da iniciativa adotaram como nomenclatura nos comentários.

A Sony anunciou, em junho, que seria uma das principais patrocinadoras do London Pride, um evento de apoio à causa LGBT que conta com palestras, shows, feiras e outras iniciativas dedicadas à causa. A quinzena de celebração se encerra neste final de semana com a Parada Gay, que motivou a mudança na página da Sony no Facebook. Até mesmo o slogan da marca foi alterado, com o "Para os jogadores" sendo substituído por "Para todos os jogadores".

A empresa não se manifestou oficialmente sobre o assunto e, até o momento em que este texto foi escrito, mantinha as imagens no ar.

Fonte: Sony (Facebook)

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.