Publicidade

Sony confirma que não está mais produzindo jogos AAA para o PlayStation Vita

Por| 17 de Junho de 2015 às 12h36

Link copiado!

Sony confirma que não está mais produzindo jogos AAA para o PlayStation Vita
Sony confirma que não está mais produzindo jogos AAA para o PlayStation Vita
Tudo sobre Sony

Parece mesmo ser o fim da vida do PlayStation Vita. Renegado há alguns anos para o segundo plano, o videogame portátil da Sony passou praticamente batido durante a E3 2015, mal aparecendo durante a conferência de imprensa da companhia, que aconteceu na segunda-feira (15). E, agora, vem a confirmação que todos temiam: nenhum game “grande” está sendo desenvolvido para ele.

Pelo menos não pelas mãos das produtoras da própria Sony. As palavras são de Shuhei Yoshida, que é diretor dos estúdios de desenvolvimento da empresa, que disse não ter nenhum jogo AAA – como são chamados os maiores do mercado – em produção exclusivamente para o portátil.

Por outro lado, ele lembrou que isso não necessariamente significa que aqueles que adquiriram o Vita ficarão sem ter o que jogar. Yoshida lembrou, por exemplo, de World of Final Fantasy, a proposta diferente da Square Enix com sua franquia clássica de RPGs, que chega no ano que vem, e também a torrente de títulos multiplataforma que estão chegando, com jogos independentes que, ao serem comprados, funcionam tanto no portátil quando no PlayStation 4. Aqui, entra em ação sistemas que permitem a importação de dados salvos, por exemplo, para que o usuário possa continuar a jogatina em qualquer um dos aparelhos.

Sobre uma possível morte do Vita, porém, Yoshida evita falar. Ele explicou a ausência do portátil na conferência da Sony falando na enorme quantidade de conteúdo apresentado, com títulos de destaque pelas mãos de desenvolvedoras parceiras tomando grande parte da apresentação. Foi o caso, por exemplo, do mítico Shenmue III e do ainda mais lendário remake de Final Fantasy VII, além de The Last Guardian, os três grandes destaques da apresentação na E3.

Continua após a publicidade

Esse tipo de resultado, porém, não seria exatamente uma surpresa. Em maio, Andrew House, presidente da divisão PlayStation, disse que o Vita deixaria de receber suporte no Ocidente, sem grandes investimentos para esse lado do mundo. O foco, então, passa a ser o Japão e o restante da Ásia, onde o portátil ainda vende bem e tem uma boa gama de jogos em desenvolvimento, principalmente para os fãs de JRPGs.

Yoshida ecoou tais afirmações ao dizer que o Vita deve se tornar, cada vez mais, uma plataforma para jogos menores. De acordo com o executivo, acontece hoje a mesma situação de anos atrás, com o PSP. À época, as pessoas ficaram empolgadas com o potencial do console, mas com a chegada de um console de mesa ainda mais potente, como o PS3 e hoje o PS4, os estúdios maiores acabam se focando mais neles. Assim, o portátil acaba ficando em um segundo plano, mas faz uso de suas particularidades para entregar uma experiência divertida.

Além de rodar jogos próprios, o PlayStation Vita também pode funcionar como controle e segunda tela para o PS4. Por meio dele, por exemplo, é possível jogar os games do console de mesa sem a necessidade de uma televisão, desde que, claro, o usuário esteja nas proximidades do aparelho, uma vez que ambos precisam estar ligados por uma conexão sem fio.

A E3 2015 é uma das principais feiras de games do mundo e está acontecendo em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento termina nesta quinta-feira (18).

Continua após a publicidade

Fonte: IGN