Sniper Ghost Warrior chega a trazer loading de até 5 minutos no PS4

Por Redação | 25.04.2017 às 11:25

Quem aguardando o lançamento de Sniper Ghost Warrior 3 teve uma triste surpresa quando finalmente colocou as mãos no game. Depois de uma série de adiamentos, a chegada do jogo aos consoles acabou sendo marcada por mais espera. Isso porque, apesar de já estar disponível para download nas principais plataformas do mercado, o título traz longas e exageradas telas de carregamento, o que força os jogadores a ficarem até cinco minutos esperando a ação começar.

A razão para todo esse tempo é porque o game traz um grande mundo aberto para ser explorado e, para dar conta de renderizar todo o cenário e personagens, além de processar demais informações ambientais e de comportamento, ele precisa de alguns minutos extras para dar conta do recado. O problema é que esse é problema bastante banal e para o qual já existem várias soluções, o que fez com que muita gente ficasse revoltada com a falta de cuidado da produtora.

A duração desses loadings é tão grande que, segundo o site Eurogamer, você pode completar uma corrida em Mario Kart 8 Deluxe enquanto espera ou mesmo fazer um speedrun de Gone Home. Se quiser ser um pouco mais exagerado, você pode fazer e comer um macarrão instantâneo nesse período ou mesmo assistir a uns dois vídeos no canal do Porta dos Fundos sem medo de ver o game começar enquanto isso.

Carregar o mundo aberto é a principal razão para a demora nos loadings do jogos

Já o site Gamespot aponta que essa espera não é exclusividade de quando você inicia o jogo, mas também de quando é preciso carregar mais informações, o que inclui fazer o carregamento a partir de um arquivo salvo ou mesmo quando você viaja de uma área para outra do mapa. Por outro lado, a demora acaba não sendo tanta quando você morre ou quando usa o sistema de viagem rápida.

O curioso é que o estúdio CI Games chegou a liberar uma atualização para Sniper Ghost Warrior 3 no início desta semana para corrigir uma série de problemas técnicos, mas isso acabou não envolvendo essa longa espera. De acordo com a empresa, ela está ciente das críticas e sabe que realmente se trata de um carregamento inicial demorado, mas que isso foi feito para reduzir outros loading ao mínimo, seja durante missões, enquanto viaja pelo mapa ou mesmo quando você reinicia um objetivo. Nesses casos, explica a produtora, o carregamento demora ente 4 e 30 segundos. Para ela, trata-se de um inconveniente que recompensa o jogador com uma experiência muito mais confortável.

Essa não é a primeira vez que vemos problemas desse tipo acontecendo na nova geração de games. Em 2014, o lançamento de Just Cause 3 trouxe uma situação ainda mais crítica em relação à demora de carregamento. Em alguns casos, os jogadores apontaram uma demora de até 13 minutos para que o game iniciasse — e a causa foi o mesmo mundo aberto que vemos no novo Sniper Ghost Warrior. Também vale lembrar que o carregamento inicial de Grand Theft Auto V não é dos mais curtos, o que mostra que essa espera inicial parece ser uma maldição que acompanha o estilo e que dificilmente deve mudar tão cedo.

Via: Eurogamer, Gamespot