Silent Hills: Konami confirma cancelamento do game; produtor e ator lamentam

Por Redação | 27.04.2015 às 09:48 - atualizado em 27.04.2015 às 13:38

Embora todo mundo esperasse que isso fosse acontecer, muitos ainda tinham esperança do contrário. Ao que tudo indica, o aguardado Silent Hills foi realmente cancelado após a suposta saída de Hideo Kojima da Konami, conforme revelou outro dos idealizadores do projeto, o diretor Guillermo del Toro.

De acordo com o fotógrafo Matt Hackney, del Toro foi categórico ao dizer durante um evento da San Francisco Film Society que a reinvenção da série de terror encabeçada por ele e por Kojima não vai mais acontecer. Ele não chegou a entrar em detalhes, mas afirmou que o cancelamento foi um duro golpe.

Diante disso, outros nomes relacionados ao projeto vieram a público lamentar o fato. O ator Norman Reedus, o Daryl de The Walking Dead e que iria protagonizar o game, foi ao Twitter dizer que estava muito chateado com a notícia, uma vez que ele ficou muito empolgado com seu envolvimento no jogo. Ainda assim, ele disse esperar uma reviravolta, mas pediu desculpas aos fãs por tudo.

E a coisa ganhou contornos ainda mais assustadores para os fãs da franquia quando a Konami anunciou neste fim de semana que vai retirar o game P.T — o teaser jogável de Silent Hills que liberado no ano passado — da PSN. E, para esclarecer a situação, a produtora trouxe algumas respostas a questões recorrentes sobre o assunto.

A empresa explicou que a remoção da imagem de Reedus de seu site oficial foi feita por conta do fim do contrato entre as partes e que P.T desaparecerá da loja do PlayStation no dia 29 de abril porque o período de distribuição previsto inicialmente também expirou. No entanto, quando questionada sobre o futuro de Silent Hills, a produtora diz apenas que vai continuar desenvolvendo jogos da série, mas sem entrar no mérito de dizer se o vindouro Silent Hills continua vivo ou não.

Assim, por mais que ninguém tenha batido o martelo para dizer que o título não vai mais sair, é preciso ser muito ingênuo para acreditar que veremos esse game chegando aos consoles como tínhamos imaginado inicialmente. Só que, o mais curioso disso tudo é que ninguém se dá ao trabalho de ser claro quanto ao que está ou não por vir, deixando todo mundo na agonia e à luz apenas dos rumores.

Atualização: 27/04 às 13h25

A Konami finalmente decidiu acabar com o mistério e confirmou o cancelamento de Silent Hills. Em nota, o estúdio comentou que está dedicada a dar continuidade à franquia, mas que o projeto que foi apresentado no ano passado não será mais continuado. A empresa não entrou nos detalhes do porquê de tudo isso.

Ela chega a comentar ainda sobre discussões sobre o futuro da série, mas nada relacionado àquilo que os fãs tanto queriam ver.

Com isso, uma ótima ideia acaba de ser engavetada. Embora P.T. tivesse sido apenas um teaser jogável, os conceitos introduzidos por Kojima e del Toro para renovar o gênero de terror deixaram todo mundo animado. É claro que a dupla pode ainda levar a essência do projeto para outro estúdio — principalmente se alguém ver o quanto o público está interessado nisso —, mas é realmente muito triste ver que o tão aguardado retorno de Silent Hill não vai acontecer desta vez.

Via: Matt Hackney, Eurogamer