Second Life terá sua própria tecnologia de realidade virtual

Por Redação | 19 de Agosto de 2015 às 15h48

A empresa Linden Lab, criadora do famoso Second Life, anunciou que está entrando em uma nova fase do seu projeto que envolve realidade virtual. A empresa convidou os primeiros testadores para avaliar o que ela tem chamado de Projeto Sansar. A novidade será lançada para o público em uma versão beta no próximo ano.

Embora no ano passado a Linden Lab tenha anunciado que o Second Life teria suporte aos kits de desenvolvimento do Oculus Rift, o plano da empresa em longo prazo sempre foi criar uma rede totalmente nova, com suporte nativo à tecnologia de realidade virtual funcionando ao lado da antiga plataforma. No início deste ano, a desenvolvedora anunciou o Projeto Sansar, que está sendo chamado de "WordPress para VR". Isso porque a Linden Lab o descreveu como uma infraestrutura que permitirá que os usuários criem suas próprias experiências em realidade virtual e visitem outras pessoas na plataforma.

Agora, a Linden está convidando um pequeno número de pessoas para alavancar esse processo e começar a testar a novidade. Os detalhes sobre o projeto ainda são escassos, afinal o Sansar ainda está em um estágio inicial. Um porta-voz da empresa disse que os primeiros testadores são "talentosos criadores de conteúdo 3D que a Linden Lab conhece bem".

Por agora, o Projeto Sansar não tem suas próprias ferramentas de desenvolvimento, então os testadores utilizarão o software de animação 3D Autodesk Maya e exportarão os resultados para o Second Life (uma prática que já é comum no game). A versão final do Sansar deve trazer suas próprias ferramentas e oferecer suporte a diversos softwares de terceiros.

Os primeiros testes do Projeto Sansar devem abranger apenas funcionalidades básicas, como criar novos ambientes e visitar outros locais criados por outros testadores. O Sansar será compatível com PCs tradicionais e, eventualmente, dispositivos móveis.

Via The Verge

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.