Rumor: GTA VI já está em desenvolvimento, mas não será ambientado no Japão

Por Redação | 28.03.2016 às 17:47
photo_camera Divulgação

Faz cerca de dois anos e meio que Grand Theft Auto V foi lançado, inicialmente para Xbox 360 e PlayStation 4. O sucesso foi tanto que depois o game chegou para as plataformas da atual geração, além dos PCs. E mesmo que ainda seja um dos títulos mais populares entre os jogadores, a Rockstar pode estar nos estágios iniciais de uma possível sequência.

É isso o que afirma uma fonte ao site TechRadar. De acordo com o informante, o próximo game da franquia já está em produção, embora a companhia não tenha nada decidido sobre qual será o nome do jogo, personagens e nem onde ele será ambientado.

Há alguns anos, circulam rumores de que o estúdio considera a cidade de Tóquio, no Japão, como um dos locais com maior potencial para receber um jogo da série GTA. A ideia foi levada tão a sério que a Rockstar chegou a enviar uma equipe de funcionários para a capital japonesa com o objetivo de realizar pesquisas de campo e coletar referências do local.

O problema é que a empresa, com base nesses estudos, parece ter desconsiderado o município asiático como sede de seu próximo game. Segundo a fonte, uma das razões seria adaptar o sistema de ruas da cidade para dentro do jogo, uma vez que muitas vias da cidade são bastante apertadas e poderiam dificultar o trajeto em alguns momentos - como nas perseguições em veículos, por exemplo.

Em 2003, a Rockstar registrou os nomes "GTA: Tokyo", referência ao Japão; "GTA: Bogota", citando a capital da Colômbia; e "Grand Theft Auto: Sin City", que se refere à obra do autor e desenhista de histórias em quadrinhos Frank Miller. Até então, nada que poderia ser relacionado a essas nomenclaturas foi divulgado. Por este motivo, a fonte sugere que o mais provável é que GTA VI, ou seja lá como o jogo irá se chamar, ainda deve ter alguma cidade inspirada nos Estados Unidos como principal localidade.

Apesar da Rockstar não confirmar essas informações, tudo leva a crer que um novo GTA pode mesmo estar desenvolvimento. Games nesse estilo, que apostam em um mundo aberto com centenas de missões para fazer e locais para visitar, levam anos para ser anunciados, e mais tempo ainda para chegar em sua versão final aos jogadores.

Além disso, levando em consideração que PlayStation, Xbox One e PC são as plataformas atuais e mais poderosas que o PS3 e o Xbox 360, é natural que muito mais conteúdo esteja disponível assim que um novo Grand Theft Auto V for lançado. Por isso, não devemos ver uma sequência assim tão cedo. Para efeito de comparação, se tomarmos o próprio GTA V como exemplo, o game chegou ao mercado no fim da geração passada.

Em fevereiro deste ano, a Take-Two Interactive, proprietária da Rockstar Games, anunciou que o quinto capítulo da franquia GTA já vendeu mais de 60 milhões de cópias no mundo todo, em todas as plataformas (PC, PS4, PS3, X360 e XONE). Só entre agosto do ano passado e fevereiro de 2016, mais de 6 milhões de unidades do game foram vendidas, o que mostra que o jogo ainda tem alguns anos de sobrevida pela frente.

Fontes: TechRadar, IGN