Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | Star Renegades é uma inovadora e complexa batalha em turnos

Por| 08 de Setembro de 2020 às 11h04

Link copiado!

Wagner Wakka/Canaltech
Wagner Wakka/Canaltech

Roguelike (ou roguelite) é um gênero em alta na indústria de games. Ele se baseia em uma mecânica na qual a morte basicamente significa começar uma nova história, convidando o jogador a percorrer várias vezes a mesma jornada com desafios e táticas diferentes.

É sob este alicerce que se monta Star Renegades, o novo game da Massive Damage, empresa que também já desenvolveu Halycon 6. É preciso lembrar do passado do estúdio, pois muito do jogo vem de experimentos de Halycon 6 e se repetem com uma boa pitada de ajustes e melhorias.

Star Regnegades traz um universo futurista, com uma estética oitentista que lembra Flash Gordon. Você controla um grupo de rebeldes tentando se vingar da invasão de um império autoritário em diferentes planetas. A inspiração em Star Wars para por aí, sendo que o game traz referências mais a um futuro de máquinas avançadas que de poderes especiais.

Como roguelite, também não traz uma narrativa muito longa, uma vez que a ideia é convidar o jogador a traçar o caminho até o fim mais de uma vez. Para diferenciar entre as tentativas, Star Renegades também lança mão de uma mapa criado proceduralmente. Isto é, cada vez de um modo diferente quando se joga.

Continua após a publicidade

O brilho do jogo, contudo, está no seu sistema de batalha em turno. Ele oferece mecânicas bastante simples de se aprender, embora sejam bem complexas lá para o final da sua tentativa. Adiciona alguns elementos temporais e cria um método de batalha que é quase um xadrez em pixel arte.

Junte a isso alguns bons ajustes de qualidade de vida pensando em um jogo de repetidas tentativas e você encontra um game muito bem polido e pensado dentro do gênero roguelite para quem curte um bom universo espacial.

Como funciona? 

Continua após a publicidade

O jogador contra um robozinho chamado J5T-1N, que é enviado pela professora Zurek ao passado e antecipar a invasão do império. Ele encontra com Wynn Syphex, cuja irmã foi assassinada recentemente e busca vingança.

A jogada da Massive aqui é que a Zurek envia J5T-1N a outra dimensão para evitar a catástrofe. Isso quer dizer que, se o jogador falhar, pode enviá-lo novamente para uma terceira dimensão e começar tudo de novo. É isso que explica a narrativa roguelite dele.

Com o robô, o grupo tem a possibilidade de antecipar os passos dos inimigos, preparar o ambiente para o ataque e pegar os invasores com mais chance de vitória.

Continua após a publicidade

Junto com Wynn, é possível unir mais de uma dezena de diferentes personagens. Como o assaltante Nood Kalthoris (este mais inspirado em um Han Solo), o androide Xurx Nrza e o atirador Jens Malric. Cada um deles tem alguns golpes distintos que ajudam na hora de trabalhar xadrez do jogo.

O game se passa em três diferentes planetas e na nave do império. Isso não chega a ser um spoiler, pois a dimensão do título é aberta já no começo da gameplay. Logo no início, StarRenegades apresenta uma mecânica que revela quais são os principais inimigos na hierarquia do império, quais suas fraquezas e o que eles podem oferecer de benefícios.

Ciclo do jogo

Como dito antes, o império vai invadir diferentes três planetas na trama de Star Renegades. O jogador chega sempre três dias antes da invasão completa, quando o inimigo mais forte daquele batalhão vai aparecer para terminar o serviço de seus capangas.

Continua após a publicidade

Assim, o jogador tem basicamente três rodadas com três movimentos cada pelo mapa para abrir baús, derrotar inimigos menores, pegar itens e se fortalecer para encarar o chefão final.

O interessante é que, se você quiser já na primeira rodada ir para o inimigo final, há esta possibilidade, embora seus personagens estejam muito fracos para isso.

Para evitar a repetição, os mapas dos planetas são criados proceduralmente. Assim, eles nunca terão o mesmo formato com os mesmos inimigos e itens sempre que você jogar uma nova vez. Pense como se fosse um tabuleiro, cujas peças você pode montar sempre de uma nova maneira toda, colocando os personagens e objetos em postos distintos quando começa novamente.

Continua após a publicidade

A mecânica de navegar pelo mapa, com três movimentos sempre em três rodadas é interessante e dá uma camada a mais para o jogo. O motivo é que enfrentar os inimigos é um desafio e nem sempre significa a possibilidade de morte, já que só é possível recuperar sua vida entre as rodadas (após os três movimentos). Assim, se você usar toda movimentação para enfrentar inimigos, pode ganhar mais experiência, itens e habilidades, mas também corre mais riscos.

A batalha

Vamos ao ponto mais alto de Star Renegades. O sistema de combate é baseado em turnos. Entretanto, a sequência de quem ataca primeiro (você ou o inimigo) é determinada por uma linha do tempo acima da tela nas batalhas.

Continua após a publicidade

Sem que começa um novo turno, os inimigos já estão com seus golpes preparados, o que revela também quando eles vão atacar. A ideia é escolher seus golpes para atacar antes deles, evitar seus ataques ou até mesmo se defender da melhor forma.

O jogo traz uma mecânica que permite quebrar a rodada do inimigo. Dependendo do ataque, você atrasa o movimento do adversário e se fizer isso bastantes vezes, pode fazer com que ele não se mova naquela rodada. Assim, a sua estratégia deve se pautar em evitar o movimento adversário, o mesmo tempo em que você elimina escudo, armadura e vida deles.

O sistema de linha do tempo cria um complexo e divertido xadrez na partida. Por exemplo, você pode enfrentar um inimigo muito mais forte que você, o qual mata um dos seus em apenas um ou dois golpes. Contudo, com quatro personagens na sua equipe, também pode se organizar para evitar ao máximo que seu adversário ataque nos turnos.

Continua após a publicidade

Outra técnica é sempre tentar atacar antes deles. Isso porque, além de atrasar suas ações, isso também garante um dano crítico no adversário, sendo muito mais efetivo que se movimentar depois.

O sistema de batalha também traz mecânicas de escudo, armadura e vida. A barra de escudo é a que se vai primeiro com os danos, sendo recuperada toda vez que se termina uma batalha. Desta forma, você pode até estar disposto a perder todo seu escudo, mas não a sua vida, que só pode ser preenchida em algumas ocasiões fora da batalha. Por fim, há a armadura, que absorve parte do dano que iria para a vida.

O jogador também pode optar por se defender, o que aumenta os escudos em 50% evitando um dano muito grande (vai por mim, ajuda muito).

Continua após a publicidade

Por fim, o espaço da batalha também faz diferença nos combates. O jogo traz duas colunas de cada lado, sempre com parte dos integrantes mais à frente ou para trás. A questão é que só é possível bater nos inimigos do fundo depois de matar todos os da frente (o mesmo acontece com sua equipe), a não ser para golpes especiais que superam isso.

Estas camadas de mecânicas obrigam o jogador a pensar muito em casa movimento para não vacilar e perder vida à-toa, o que pode sai muito caro lá na frente. Um sistema de xadrez, prevendo o movimento dos adversários e escolhendo muito bem entre ser mais rápido ou mais forte nos seus golpes.

Detalhes

Para além do que o título faz de melhor, há também outras nuances muito bem exploradas de Star Renegades. A começar, ele traz algumas mecânicas que melhoram a vida dos jogadores e muito. Por exemplo, é possível aumentar a velocidade dos golpes (segurando a barra de espaço), para agilizar o processo quando você já está lá na vigésima vez passando pelo game.

Continua após a publicidade

Outra qualidade gigante dele está na arte. O jogo trabalha com pixel art, mas cheio de detalhes de iluminação e parallax que dão outra dimensão para o mundo. Não raro, você verá cenários lá atrás com cachoeira de filmes de óperas espaciais com muito carisma.

Entre os turnos do mapa, o jogador abre um acampamento que pode ser usado para recuperar a vida dos personagens, além de oferecer melhores atributos para eles. Cada um deles conta com algumas cartas, com diferentes modificadores e que pode ser entregue a um parceiro. Ao fazer isso, você aumenta não só o atributo, mas também a relação de amizade entre quem deu e quem recebeu a carta. Caso este relacionamento seja alto, ambos podem dar um golpe especial em conjunto durante as batalhas.

Esses detalhes do universo de Star Renegades faz dele um jogo simples em essência, mas muito complexo e, até mais importante, variado em gameplay. Como um jogo que convida o jogador a repeti-lo por várias vezes, é importante fazer com que haja grandes modificações sempre que se liga o título.

Continua após a publicidade

Boa pedida? 

Star Renegades é um excelente exemplo de jogo com boas ideias e camadas de mecânicas que funcionam. Ele traz muitos elementos para criar um combate complexo, sem que isso seja só uma montanha de elementos para fazer só o jogo parecer bom. Muito bem balanceado, é gostoso pensar em todas as estratégias nos combates, o que também o torna sempre bastante desafiador.

O título também oferece uma história simples, mas com algumas doses interessantes de narrativa. O universo espacial oitentista, com máquinas superpoderosas também é outro elemento bastante especial dando muito carisma ao game.

A quem gosta de um bom jogo em turno, com desafios com elementos roguelite, Star Renegades é, certamente, uma das melhores padidas atuais.

Desenvolvido pela Massive Damage, o título foi publicado em 8 de setembro pela Raw Fury somente para PCs, via Steam. Contudo, os desenvolvedores prometem versões de consoles (sem definir quais) ainda em 2020.

No Canaltech,Star Renegadas foi analisado com cópia cedida gentilmente pela Raw Fury.