Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Responsável pela franquia Minecraft vira diretor de games da Microsoft

Por| 19 de Janeiro de 2018 às 11h06

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft tem um novo executivo de peso para seu setor de jogos. A companhia anunciou nesta quinta-feira (18) a escolha de Matt Booty como o sucessor de Phil Spencer no cargo de vice-presidente corporativo de seus estúdios de desenvolvimento e publicação de jogos. Antes, ele era o responsável pela série Minecraft, trabalhando com seus lançamentos e posicionamento de mercado.

Agora, Booty expande seu rol de responsabilidades e passa a fazer isso para todo o ecossistema de jogos da Microsoft no PC e Xbox One. Isso significa que ele vai trabalhar de forma direta com os estúdios de produção de títulos e também com os selos de publicação no fechamento de parcerias exclusivas e desenvolvimento de estratégias exclusivas para as plataformas da empresa.

O executivo assume uma posição que estava vazia desde setembro do ano passado, quando Phil Spencer, o ex-diretor do segmento de games, foi promovido pelo CEO Satya Nadella ao cargo de diretor geral da marca Xbox. Agora, ele trabalha não apenas com os games, sendo superior direto de Booty, mas também com hardware e estratégias de lançamento de produtos em todo o mundo.

De forma um pouco mais clara, a sucessão funciona como se Spencer fosse o idealizador das iniciativas da empresa no mercado de jogos, enquanto Booty age como uma espécie de executor no que toca o trabalho com desenvolvedoras e publicadoras. O ex-chefão de Minecraft vai lidar com franquias como Halo, Gears of War, Crackdown e outros exclusivos, além do próprio game de criatividade e construção de mundos, lidando diretamente com os chefes de estúdios e produtores.

Continua após a publicidade

Esse é um trabalho que Booty já vinha fazendo, como ele próprio declarou ao falar sobre seu novo posto. Mesmo sendo o responsável apenas pela marca Minecraft, o executivo disse ter passado os últimos anos cultivando relações com todos os líderes de estúdios de desenvolvimento da Microsoft, que ele cita como um time de estrelas da produção de games. Agora, eles trabalham oficialmente juntos, com foco nas plataformas da companhia.

Matt Booty começou a trabalhar para a Microsoft em 2010, inicialmente na estratégia de jogos para o sistema operacional Windows Phone. Depois, passou por times internos de criação de jogos e também pela equipe gerencial da plataforma digital Xbox LIVE Arcade, tornando-se, depois, figura fundamental nas negociações entre a empresa de Redmond e a Mojang para a compra do estúdio responsável por Minecraft.

A escolha de Booty, inclusive, foi feita pelo próprio Spencer. Além de criar um sistema claro de sucessão dentro da empresa, o executivo afirma que a presença de um líder para os estúdios de desenvolvimento da Microsoft é um passo importante para que a estratégia de jogos da empresa se consolide cada vez mais – e um dos pontos principais do trabalho que ele desempenhou nos últimos anos diante do segmento.

Além disso, segundo Spencer, a ideia é que a Microsoft continue investindo alto no setor de jogos, com Nadella se sentindo confortável para alocar dinheiro nas plataformas da empresa. Mais uma vez, para o executivo, um fruto do trabalho que vem sendo realizado há anos e que, agora, volta a ter uma forma unificada com o apontamento de Booty para o cargo gerencial.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o posto anteriormente ocupado por Booty fica nas mãos de Helen Chiang, que atuava como diretora de operação da Mojang, a produtora do game. Agora, ela passa a cuidar não apenas da companhia sueca, adquirida pela Microsoft em 2014, mas também de todos os outros estúdios que desenvolvem versões ou conteúdos para Minecraft.

Fonte: VentureBeat