Resident Evil 7 ganha uma tonelada de rumores — incluindo volta de personagens

Por Redação | 05 de Setembro de 2016 às 12h32

O novo Resident Evil 7 chega aos consoles somente no próximo mês de janeiro e a Capcom vem fazendo muito mistério em relação ao game. E, depois de fazer um anúncio bombástico, trazer uma demonstração que enlouqueceu todo mundo e liberar um novo trailer que trouxe mais dúvidas do que respostas, um suposto vazamento vem para esclarecer algumas questões e revelar um pouco dos planos do estúdio para a série.

As informações surgiram no fórum Reddit por um usuário que diz ter contato com um funcionário não identificado da empresa e revela detalhes tanto das mecânicas quanto da própria trama. E o que mais chama a atenção, segundo ele, é que Resident Evil 7 vai trazer não apenas alguns personagens já conhecidos dos fãs como ainda vai contar com um sistema de múltiplos finais.

Em termos de jogabilidade, o primeiro ponto apresentado é a existência de uma lógica de causa e efeito que vai afetar o curso da história, incluindo seu final. Em termos práticos, trata-se da mesma lógica adotada pela BioWare em Mass Effect e Dragon Age, ou mesmo nos títulos da Telltale. No entanto, o rumor afirma que a Capcom deve tornar isso um pouco mais complexo em Resident Evil 7, fazendo que essas decisões não sejam apenas de eventos cruciais, mas escolhas pequenas que vão determinar grandes consequências.

Resident Evil 7

Segundo rumor, suas ações vão definir o rumo da história, como em um bom efeito borboleta

Esse efeito borboleta é descrito como algo que vai além de simplesmente escolher entre sim e não para quem vai viver e morrer, indo para algo bem mais discreto. Segundo o rumor, os jogadores terão de ser rápidos para chegar até determinado ponto para salvar um personagem. Caso demorem demais, ele morre. Se isso se confirmar, cria um senso de urgência bem diferente daquele que estamos acostumados a ver em games de maneira geral, embora já existisse algo equivalente no primeiro Resident Evil e em Resident Evil 3: Nemesis.

Ele ainda cita a presença de um sistema de moralidade, mas não chega a explicar exatamente como isso vai funcionar. O site Rely on Horror especula que podemos ter algo menos maniqueísta aparecendo, sem essa ideia clara de certo e errado, de maneira próxima ao que acontece em Spec Ops: The Line, no qual essas decisões são feitas com base nas suas ações durante o jogo em si, como matar ou não determinado inimigo. Essa tese é defendida principalmente pelo fato de o roteirista do game também estar trabalhando no novo Resident Evil.

Entrando em combate

Já em relação ao sistema de combate — uma das maiores preocupações dos fãs depois da demo Beginning Hour —, o suposto vazamento afirma que o foco da Capcom está nos confrontos mais próximos, principalmente com armas brancas ou de impacto. O machado presente na demo é um sinal disso, mas devemos ainda ter uma serra-elétrica como arma disponível, além de um canivete suíço como seu equipamento inicial.

Resident Evil 7

As armas estão de volta, mas o foco será no combate físico, com machado, serra-elétrica e canivete

A ideia, com isso, é focar nessa ideia claustrofóbica que a Capcom já definiu como tema do game. Porém, isso não quer dizer que as armas de fogo vão ser deixadas de lado, como a empresa já havia dito anteriormente. Só que não espere encontrar armas de longo alcance, como rifles, por exemplo.

As fitas VHS vão voltar

Sabe a cena em que o personagem da demo Beginning Hour assiste a uma fita VHS? Pois essa ideia vai ser uma constante dentro da versão final de Resident Evil 7, servindo tanto para resolver alguns puzzles quanto para expandir a própria história. Aparentemente, trata-se de uma atualização das notas que sempre estiveram presentes na série, permitindo que o jogador entenda mais sobre a história pregressa sem interromper sua jogatina.

Resident Evil 7

As fitas devem desempenhar um papel importante na narrativa de Resident Evil 7

Isso é algo que a própria demonstração já antecipou. O jogador passa a conhecer os mistérios envolvidos na casa e até mesmo a forma de acessar determinadas áreas a partir dessas fitas e, pelo que o boato aponta, essa estrutura deve se repetir mais vezes no game. Além disso, ele aponta que devemos ter poucas cutscenes, mas que elas serão um pouco diferentes. Ao invés de trazer uma cena pré-renderizada, ela será apenas animada previamente, mantendo o mesmo ponto de vista do personagem, mas sem permitir que ele se movimente em cena — de maneira semelhante ao que acontece em Dead Space.

Partindo para a história

É aqui que os spoilers realmente começam a aparecer — e, por isso, deixamos para o final para não estragar a surpresa de ninguém. Por isso, só avance caso você queria saber mais detalhes sobre os personagens e seus inimigos.

De acordo com o autor do vazamento, os personagens que apareceram nas imagens de Resident Evil 7 vazadas há algumas semanas não são Ethan e Mia, os protagonistas do novo game. Ele não chega a revelar de quem são os rostos que aparecem, mas diz que eles serão importantes para a história. O Rely on Horror, por exemplo, aposta em sobreviventes ou mesmo outras vítimas que acabaram desaparecendo na cidade de Dulvey.

Resident Evil 7

O boato aponta ainda que Lucas Baker deve ser uma das ameaças centrais do game. O filho de Jack e Marguirette — citados na demo Beginning Hour — já havia sido mencionado na demonstração e essa participação como um possível vilão era algo que muitos já imaginavam, mas que parece ser mesmo verdade. Além disso, ele afirma que a mulher misteriosa que aparece em uma cadeira de rodas no primeiro trailer é uma personagem inédita, chamada Camille.

Ele também comenta sobre o retorno de grandes chefes, possivelmente mutações originadas por algum vírus. No caso, o rumor descreve especificamente uma criatura absurdamente grande que se esconde embaixo d’água, o que deve gerar um conflito bem interessante.

O retorno de personagens clássicos

Por fim, temos a confirmação do retorno de alguns personagens clássicos do universo de Resident Evil. Apesar de controlarmos um novo protagonista, teremos alguns rostos conhecidos voltando à série. Ele diz que Chris Redfield será um desses retornos e que algumas imagens do personagem lhe foram mostradas por engano por este seu contato na Capcom. Ele diz que ainda devemos ter outros, mas não sugere exatamente quem.

Resident Evil 7

Helicóptero da Umbrella já dava sinais de que teríamos grande retorno no game final

O Rely on Horror aposta em Rebecca Chambers, de Resident Evil Zero, exatamente por ela ser uma das poucas heroínas da franquia que não se especializou em matar monstros, o que se encaixaria na ideia de terror que Resident Evil 7 promete. Isso sem falar que a personagem ganhou relativo destaque recentemente, seja com o relançamento de RE Zero ou em algumas animações.

De qualquer forma, vale lembrar que tudo isso ainda deve ser encarado como rumor. Apesar de trazer muitas informações, creditar a fonte apenas como “alguém de dentro da Capcom” não é garantia de nada e não há nenhuma prova ou indício que nos mostre que os boatos estão no caminho certo. Pode ser que sim, mas são as mesmas chances de que não.

Por outro lado, a especulação pode servir como um norte ou mesmo um referencial em meio à travas das dúvidas que o estúdio nos colocou. A expectativa é que mais detalhes — desta vez oficiais — sejam mostrados durante a Tokyo Game Show no próximo dia 15 de setembro. Até lá, seguimos suspeitando de tudo.

Via: Reddit, Rely on Horror

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.