Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Receita de Fortnite caiu 40% em janeiro, afirma pesquisa

Por| 01 de Março de 2019 às 21h45

Link copiado!

Receita de Fortnite caiu 40% em janeiro, afirma pesquisa
Receita de Fortnite caiu 40% em janeiro, afirma pesquisa

Com mais de 200 milhões de jogadores, Fortnite nunca foi tão popular. Mas analistas temem que o jogo tenha alcançado seu pico, já que, entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, sua receita caiu em 40%, de acordo com estimativas da empresa de pesquisa SuperData.

Alguns fatores podem explicar essa queda. Um é o lançamento de Apex Legends, da Respawn Entertainment, forte concorrente que vem crescendo rapidamente. Outro é o próprio mês de dezembro, que historicamente é um ótimo período para o mercado, contrastando com queda de receitas em janeiro.

“Há ainda a curta atenção característica de jogadores casuais” afirma o co-fundador da SuperData, Joost van Dreunen, em entrevista ao Phys.org. “Fortnite tem uma base de usuários que gastaria muito tempo e uma base menor que gastaria muito dinheiro. E há ainda uma camada que vem, joga o jogo por um tempo, saem e passam para o próximo jogo”, explica Dreunen.

Porém, isso não deve ser uma preocupação para a Epic Games, desenvolvedora do game. “Fortnite tem um público estável, e a receita desse segmento continua a crescer”, afirma o executivo. Segundo a SuperData, a receita do jogo vem aumentando 85% ano a ano, e  “tende a flutuar de um mês para o outro”, completa Druenen, especialmente porque os gastos dos jogadores estão muito ligados aos passes de batalhas das temporadas do que a gastos pontuais.

Continua após a publicidade

Com a oitava temporada chegando, o faturamento do game deve voltar a subir. Fortnite é gratuito, mas usa um dinheiro virtual — que pode ser comprado com dinheiro real — para a compra de itens dentro do jogo. Alguns itens só estão disponíveis por um período limitado de tempo, o que leva mais jogadores a comprá-los. Já os passes de batalha incluem diversos itens de uma vez só, o que para o jogador parece um melhor negócio.

Segundo a SuperData, o ticket médio de um jogo free-to-play é de US$ 10 a US$ 15 por usuário ativo mensal. Fortnite supera essa média, e se aproxima de US$ 40 por usuário mensal. A Epic Games não divulga números de receita, mas a empresa de pesquisa estima que Fortnite ajudou a gerar US$ 2,4 bilhões em lucro para a empresa em 2018.

Fonte: Phys.org