Razer lança capa com teclado mecânico embutido para iPad Pro

Por Redação | 18.07.2016 às 15:10

Os teclados mecânicos ainda são um artigo bastante restrito aos computadores dedicados a jogos, mas essa realidade pode mudar com o anúncio de um novo acessório da Razer: a companhia aproveitou esta quinta-feira (14) para apresentar ao mundo o primeiro teclado mecânico feito sob medida para um gadget móvel, ou não tão móvel assim, já que estamos falando do iPad Pro de 12.9 polegadas.

Case Razer com teclado mecânico para iPad Pro

Na imagem é possível ver parte do mecanismo presente em cada uma das teclas (Foto: Divulgação/Razer)

O acessório da Razer tem uma proposta bastante similar à que foi vista no laptop gamer GX800, da Republic of Gamers da Asus. Em tese, um teclado mecânico exige muito mais espaço em sua construção, e por isso, a maioria deles costuma ser bem mais espesso que o iPad Pro ou qualquer laptop convencional. Para solucionar esse problema, a Razer parece ter feito algumas alterações no mecanismo que utiliza em seus teclados mecânicos para desktops.

Enquanto os modelos maiores utilizam um aparato baseado em molas, o acessório portátil funciona de forma similar ao teclado de um notebook, mas com interruptores mecânicos para o acionamento das teclas. Durante a apresentação do acessório, a Razer afirmou que o gadget oferece uma resistência de 70 gramas ao toque, ou seja: é necessário mais força para digitar neste teclado portátil do que para digitar em teclados mecânicos mais recentes, que costumam ter uma resistência de 40 a 50 gramas. Ainda assim, a empresa diz que o teclado, que também serve como uma capa para o seu iPad, é plenamente capaz de realizar todas as tarefas de um teclado mecânico comum. No vídeo abaixo você pode conferir o "click" que as teclas fazem ao serem pressionadas:

Embora a capa que envolve o tablet seja feita em plástico, o apoio de mãos é feito em alumínio, um metal que deve garantir alguma resistência e leveza ao acessório. Além da comunicação, que é feita por Bluetooth, cada tecla do presente na case é iluminada individualmente, mas não aparenta possuir o sistema de cores Chroma que a Razer costuma incluir noutros acessórios.

Com as luzes ligadas em intensidade máxima, a bateria embutida no teclado consegue fazê-lo funcionar por cerca de 10 horas ininterruptas, caso o usuário opte por não usar as luzes, essa mesma autonomia se estende para 600 horas. Para termos uma ideias, esse valor compreende a cerca de 25 dias.

Case Razer com teclado mecânico para iPad Pro

(Foto: Divulgação/Razer)

Apesar do iPad Pro não ser o mais indicado para quem quer um aparelho gamer — ainda mais se considerarmos que, no Brasil, o seu preço é equivalente ao de um bom computador para jogos — é interessante ver que a ideia traz benefícios não só para quem joga, mas também para quem utiliza o teclado para escrever. Ao contrário dos modelos convencionais, os teclados mecânicos oferecem uma resposta táctil muito mais rápida, e por isso permitem que você digite de maneira mais ágil sem perder letras quando pressiona duas teclas simultaneamente.

É importante ressaltar que o acessório foi criado apenas para o iPad Pro de 12.9 polegadas, e a Razer não confirmou se tem planos de lançar um modelo similar para a versão menor do tablet. O preço sugerido é de US$ 160 (R$ 520 em conversão direta), mas a loja da marca não realiza envios para o Brasil.

Case Razer com teclado mecânico para iPad Pro

(Foto: Divulgação/Razer)

Fonte: Tech Report