Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PS4 Pro não terá suporte a Blu-Ray 4K para priorizar serviços de streaming

Por| 09 de Setembro de 2016 às 09h45

Link copiado!

PS4 Pro não terá suporte a Blu-Ray 4K para priorizar serviços de streaming
PS4 Pro não terá suporte a Blu-Ray 4K para priorizar serviços de streaming

O anúncio do PS4 Pro trouxe um sentimento agridoce para os fãs da Sony. Ao mesmo tempo que a demonstração do novo console e seu potencial gráfico realmente impressionaram, a “geração intermediária” também deixou a desejar em alguns aspectos, como o fato de não suportar Blu-Rays 4K, mantendo essa resolução apenas para jogos. A decisão rendeu muitas críticas e até a Microsoft aproveitou o assunto para cutucar a rival. E eis que a Sony decidiu explicar o porquê dessa decisão.

De acordo com o presidente da empresa, Andrew House, a companhia optou pode deixar esse suporte de lado por acreditar que o streaming em Ultra HD é um recurso mais importante, uma vez que o consumidor está migrando da mídia física para esse formato inteiramente digital. Assim, não faria sentido investir em um recurso a mais para encarecer o PS4 Pro sendo que, na prática, esse elemento seria pouco utilizado pelos usuários.

Em entrevista ao jornal The Guardian, House explica que há um movimento bem diferente envolvendo jogos e vídeos em geral. Enquanto a mídia física continua sendo uma parte importante dentro do negócio de games, a Sony diz ver uma movimentação do público ao streaming quando o assunto são filmes e séries. Em outras palavras, as pessoas estão muito mais interessadas em acessar a Netflix ou lojas digitais do que ir até o mercado comprar um Blu-Ray. Ou pior, uma locadora.

Continua após a publicidade

Segundo a Sony, consumidor prefere vídeos em streaming do que mídia física, o que justifica falta de suporte

Desse modo, o presidente da Sony afirma que faz muito mais sentido para a empresa focar nessa área, principalmente levando em consideração os hábitos de seus consumidores. Segundo o executivo, como o streaming é a função mais usada no PS4 depois dos jogos, faz todo o sentido investir especificamente nessa área, dando uma ênfase ainda maior para ela. E não será possível adicionar esse suporte nem mesmo via uma atualização de firmware, uma vez que a questão é literalmente de hardware.

Isso não quer dizer, porém, que o PS4 Pro não vai reconhecer seus Blu-Rays. Assim como o PlayStation 4 tradicional, o novo modelo vai ler os discos normais — leia-se: em Full HD — sem qualquer tipo de problema. Mais do que isso, o console vai fazer um upscale de alta qualidade na imagem para que você possa assistir ao seu filme em sua TV 4K sem qualquer perda significativa. É claro que não há como comparar com um Ultra HD nativo, mas já é alguma coisa.

De acordo com a Sony, tanto a Netflix quanto o YouTube já estão trabalhando em versões 4K de seus aplicativos, os quais devem priorizar conteúdos nesta resolução. Além disso, a fabricante revelou que vai oferecer mais opções de streaming para o novo nível de qualidade, mas não nomeou quais. E, curiosamente, ela ainda disse que não há planos para oferecer filmes e programas de TV em 4K pela PlayStation Store, como era de se imaginar. Segundo House, a equipe responsável pela PSN já está de olho nisso, mas sem qualquer novidade concreta ainda sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Fonte: The Guardian, VG24/7