PS4 Neo a caminho: Sony confirma evento PlayStation Meeting para setembro

Por Redação | 10 de Agosto de 2016 às 10h34
photo_camera Divulgação

Nesta terça-feira (9), um rumor dava como certo o anúncio do PlayStation 4 Neo em setembro. Agora, a Sony confirmou que vai mesmo realizar um evento no próximo mês para possivelmente revelar em caráter oficial a versão mais potente do atual modelo do PS4.

A conferência é mais uma edição do PlayStation Meeting, agendado para o dia 7 de setembro. Talvez você não se lembre, mas foi em um evento com esse mesmo nome, em fevereiro de 2013, que a companhia japonesa confirmou o PlayStation 4 - na época, apenas o controle DualShock 4 foi exibido.

De acordo com convites enviados à imprensa estrangeira, a apresentação será realizada às 10h00 (horário de Brasília) no PlayStation Theater, localizado na Times Square, em Nova York (Estados Unidos). No comunicado enviado aos jornalistas, a Sony diz que vai "compartilhar detalhes sobre a divisão PlayStation" que, ao que tudo indica, receberá entre suas principais novidades o Neo, que deve chegar às lojas nas festas de fim de ano. Também é provável que a empresa divulgue mais informações sobre o headset de realidade virtual PlayStation VR, que tem lançamento agendado para outubro.

A Sony ainda disse que o evento PlayStation Meeting será transmitido ao vivo pela internet. Em breve serão anunciados mais detalhes sobre como e em quais canais os jogadores poderão acompanhar o streaming.

PlayStation 4 Neo

Conhecido como PS4.5 e PS4K, o PS4 Neo será uma versão mais poderosa do modelo atual do console. Segundo rumores recentes, o dispositivo deve contar com suporte para resolução Ultra HD, CPU Jaguar com 8 núcleos rodando a 2,1 GHz e GPU com 36 unidades de computação rodando a 911 MHz. O videogame usa os mesmos 8 GB de memória GDDR5 do PlayStation 4 original, mas terá uma largura de banda maior (218 GB/s contra 176 GB/s).

Embora seja mais potente, a máquina rodará os mesmos jogos do PS4 tradicional. Aliás, essa é uma das exigências da Sony para os desenvolvedores que forem trabalhar com o console: todos os títulos para o PlayStation 4 Neo terão de ter uma versão para o PS4 atual. A ideia da fabricante asiática é que os dois aparelhos coexistam no mercado, sem que nenhum game seja exclusivo de uma plataforma ou de outra - pelo menos inicialmente. Funções online na PSN, software e a PS Store continuarão as mesmas em ambos os gadgets.

O Neo, assim como o Xbox One Scorpio, deve dar início a uma nova estratégia no mercado de consoles de videogame, que a partir de agora deve se aproximar do que acontece com os smartphones: pequenas atualizações de hardware lançadas antes de sua geração acabar. A Microsoft já confirmou que o modelo mais poderoso do Xbox One chega no final de 2017, o que significa que a Sony poderia tomar a dianteira caso lance o PS4 Neo ainda neste ano.

Fonte: Polygon

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.