Protótipo de Rayman para SNES ressurge 20 anos depois e completamente jogável

Por Redação | 06 de Julho de 2017 às 10h24

Star Fox 2 não é o único jogo inédito do Super Nintendo a ver a luz do dia depois de tantas décadas perdido. Enquanto o game de nave presente no vindouro SNES Classic Edition recebeu um lançamento oficial depois de tanto tempo, Rayman ressurgiu por vias um pouco menos glamourosas — mas igualmente épicas.

Para entender toda essa história, é preciso voltar um pouco no tempo, quando o herói sem membros da Ubisoft foi criado. Lançado originalmente em 1995 para PlayStation, Sega Saturn e Jaguar, o primeiro Rayman também deveria chegar ao SNES. Tanto que uma versão chegou a ser desenvolvida, mas foi logo abandonada para que os desenvolvedores se concentrassem nos consoles mais poderosos. Assim, donos do sistema da Nintendo nunca puderam conferir o game — até hoje.

Eis que, 22 anos depois, o próprio criador do personagem, Michel Ancel, encontrou esse protótipo perdido e, por meio de Omar Cornut, desenvolvedor que criou o site Lizardcube, decidiu liberar a versão para o público. A ROM foi liberada em sua conta no Dropbox com a autorização do próprio Ancel para que as pessoas possam conferir pelo menos parte desse jogo perdido.

E o mais curioso é que, mesmo sendo algo bem incipiente e cru, o game é jogável e pode ser testado por qualquer pessoa a partir de um emulador de Super Nintendo. Tudo é muito simples, com cenários ainda pouco trabalhados e animações ainda bastante rudimentares para o personagem. Porém, ainda assim, trata-se de algo que vale a pena ser conferido exatamente pelo valor histórico do projeto e desse lançamento tardio.

Via: Kotaku

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.