Produtora de Gears of War mostra impressionante demo técnica da Unreal Engine 5

Produtora de Gears of War mostra impressionante demo técnica da Unreal Engine 5

Por Felipe Demartini | Editado por Bruna Penilhas | 26 de Julho de 2021 às 17h18
Reprodução/The Coalition

A desenvolvedora The Coalition, da franquia Gears of War, mostrou nesta segunda-feira (26) um pouco do que os jogadores podem esperar de seus títulos na atual geração de consoles. Exibida na última semana durante a Game Developers Conference (GDC), um evento voltado a produtores de jogos, a demonstração Alpha Point não está relacionada a um jogo em específico, mas sim ao que a empresa será capaz de fazer usando a Unreal Engine 5 em um Xbox Series X.

As imagens são focadas, por exemplo, em um sistema de iluminação chamado Lumen, que utiliza os recursos do console para criar luzes e reflexos com aparência mais natural e realista. Nas cenas é possível ver em ação o Nanite, um sistema de geometria que confere maior fidelidade e detalhes aos objetos dos cenários, sem perda de qualidade devido à compressão ou processamento.

Como dá para perceber pelo vídeo, se trata apenas de um conceito, com a luz solar passando por estruturas e gerando contraste entre sombras e pontos iluminados, enquanto um artefato, no centro, exibe reflexos e movimentação. Mudanças de cores e partículas geradas por portais ajudam a mostrar como cada fonte de luz se comporta de maneira independente, em uma clara amostra do poder da nova geração de plataformas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Um segundo vídeo (acima) tem como foco a renderização de personagens, também usando a Unreal Engine 5 como tecnologia. O resultado são detalhes impressionantes em bolsas e vestes de couro, bem como marcas de batalha em uma armadura e até mesmo os poros e imperfeições no rosto do protagonista. Novamente, a iluminação aparece como um ponto central, tanto no reflexo do olho do soldado quanto na luz passando através dos pelos da barba ou gerando pequenas sombras no uniforme vestido por ele.

Como dito, se trata de uma demonstração técnica, que também acompanha uma apresentação da diretora Kate Rayner, apenas em inglês, sobre os avanços que a The Coalition está obtendo no uso do novo motor gráfico. Novamente, não espere anúncios de novos jogos ou franquias, mas sim, um papo sobre como as novas tecnologias pavimentarão o caminho para os games que, futuramente, serão lançados por ela no Xbox Series X e Series S.

Atualmente, o estúdio trabalha em Operation 8, a última entrega de conteúdo para Gears 5. Depois disso, fica a expectativa pelos novos anúncios da The Coalition, seja um novo jogo da franquia exclusiva da Microsoft ou algo completamente novo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.