Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prévia | Cooperativo, Heave Ho vai se tornar a alma da festa

Por| 19 de Agosto de 2019 às 10h57

Link copiado!

Devolver Digital
Devolver Digital

Em um ambiente de festa, churrasco e bebida, gritos e conversas altas são comuns, mas desta vez muitos dos barulhentos estavam de frente para um telão. Heave Ho foi um dos destaques da festa de dez anos da Devolver Digital no Brasil, uma celebração que não apenas reuniu amigos e fãs de uma das distribuidoras mais descoladas do mundo dos games como também alguns jogos inéditos para teste.

O novo título da Le Cartel Studio, os mesmos desenvolvedores de Mother Russia Bleeds, assumiu o centro do palco, literalmente. Como a ideia é uma experiência cooperativa daquelas de fazer gritar, chorar e acabar com amizades, nada melhor do que colocar o game em uma grande tela bem no centro do evento, onde quatro pessoas por vez eram convidadas a jogar e experimentar o título que chega ainda neste ano.

A ideia pode parecer simples quando descrita aqui, apenas em palavras. Os controles envolvem apenas os botões de ombro do joystick, que controlam as mãos esquerda e direta do personagem. Além disso, com o analógico, dá para se movimentar quando em uma superfície plana ou balançar uma vez pendurado. O objetivo está sempre à vista, uma bandeira de chegada que indica a vitória na fase. Chegar lá vai efetivamente dar essa sensação a quem conseguir.

Continua após a publicidade

Isso porque a física é semelhante com a do mundo real, e em plataformas estreitas, cair e sentir na pele a força da gravidade é facílimo. Em Heave Ho, ninguém faz nada sozinho e apesar de o tutorial permitir que os jogadores cheguem individualmente ao objetivo, a coisa fica bem mais complicada logo depois. E é aí que entram em jogo os gritos e ranger de dentes que comentamos no início desse texto.

Ações coordenadas são o segredo para o sucesso, e ninguém pode soltar a mão de ninguém, a não ser que seja hora de dar um salto de fé e se lançar pelo cenário para alcançar o outro lado. O tempo todo, o destino de todos os jogadores estará nas mãos de uma única pessoa, que deve acertar o momento correto de soltar a beirada de uma plataforma para que outro, no extremo oposto, consiga agarrar, quem sabe, o outro lado.

E para provar ainda mais que ninguém é bem-sucedido sozinho, de nada adianta apenas alguns conseguirem chegar ao objetivo, já que a fase não acaba até que todos estejam lá. O suporte até quatro jogadores também interfere no tamanho do desafio, com alguns estágios, por exemplo, somente podendo ser vencidos com uma combinação apurada entre todos os jogadores e bastante precisão nos botões.

Continua após a publicidade

Nunca será tarefa fácil, e enquanto alguns desafios dão o alívio de serem vencidos rapidamente, para que o jogador não se sinta um burro completo, outros podem levar mais de 20 minutos. E acredite, apesar da dificuldade, não há nenhum tipo de frustração envolvida, apenas risadas, ódio verdadeiro e, olhando pelo lado bom, pausas na jogatina enquanto o personagem renasce, tempo suficiente para tomar mais um gole de cerveja.

É justamente nessa mistura que a Le Cartel acaba acertando o pulo. Heave Ho tem tudo para ser a alma da festa, misturando simplicidade em seus desafios e o tipo de diversão perfeita para momentos desse tipo, com a galera alternando o controle e tentando sobreviver aos espinhos estrategicamente colocados no cenário para atrapalhar os pulos.

Levando em conta esse formato acessível e a ideia de unir todo mundo na frente da TV, chega até a soar estranha a escolha de plataformas para o game. Além do Nintendo Switch, que muitos vão dizer ser a casa perfeita para um game desse tipo, o título tem lançamento previsto apenas para o PC, também.

Continua após a publicidade

Nada de versões PlayStation 4 e Xbox One, o que é realmente uma pena, já que esse é o tipo de game que muita gente iria querer ter instalado no console para os momentos de casa e copo cheios. Heave Ho deve chegar às prateleiras digitais das plataformas ainda em 2019, mas não tem data certa para aterrissar.