Por muito pouco Street Fighter V não teve visuais fotorrealistas

Por Redação | 01 de Março de 2016 às 11h15

Desde que Street Fighter V foi anunciado, o visual nunca chamou a atenção. Sim, o jogo está bem mais bonito que o anterior, mas ainda dentro do mesmo estilo visual. Como era de se esperar, houve apenas evolução gradual em termos de design, mas sem fazer grandes revoluções e bem longe de usar o potencial do PlayStation 4 em sua totalidade. No entanto, nem sempre ele foi imaginado dessa forma.

Koichi Sugiyama, produtor do jogo, deu uma entrevista ao site japonês Game Spark e comentou um pouco sobre a evolução do título ao longo de seu desenvolvimento. Segundo ele, Street Fighter V começou a ser idealizado em 2011, antes mesmo da produção de Ultra Street Fighter IV. E esse período de quase cinco anos de produção permitiu que a Capcom experimentasse várias coisas até se decidir sobre como seguir com o game. E o fato de o título usar a Unreal Engine 4 foi um dos pontos determinante no que eles imaginaram inicialmente fazer.

Sugiyama explica que a Unreal 4 é particularmente boa para renderizar visuais fotorrealistas e, por isso, eles chegaram a tentar fazer algo nesse sentido durante os primeiros estágios de produção. No entanto, para o produtor, isso afastaria demais o jogo daquilo que é Street Fighter, pois a série é conhecida por seu estilo mais próximo do anime. Assim, a decisão de toda a equipe foi desistir da ideia e se manter dentro daquilo que os fãs conhecem e esperam da franquia. Levando em consideração o que a Capcom tentou fazer no PlayStation com Street Fighter EX, essa decisão talvez tenha sido a mais acertada.

SF V Conceito
SF V Conceito

Ainda assim, quem quiser conferir como era esse design inicial, Sugiyama revela que alguns desses conceitos continuam presentes no artbook que acompanha uma edição do jogo lançada no Japão. E algumas das imagens desse livro mostram que esse visual mais realista é algo que não combina com a franquia e que ele parece ser outro jogo e não o game que conhecemos.

Além disso, essas mesmas artes mostram que o próprio desenho dos personagens seria bem diferente daquele que chegou em Street Fighter V. Ryu e Bison são os exemplos mais claros disso. Enquanto o herói ainda mantém sua icônica faixa vermelha, ele estaria com os cabelos diferentes e com um estilo mais próximo da roupa alternativa em que ele aparece barbado. Já M. Bison é quase outro personagem, já que nada nele parece o clássico vilão. Chun-li e Birdie também quase foram bem diferentes — mas não tanto quanto Nash, que por muito pouco não virou um ninja no novo game.

SF V Conceito
SF V Conceito
SF V Conceito
SF V Conceito

Via:

Event Hubs