Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon | Qual é a pronúncia correta de Arceus?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 26 de Janeiro de 2022 às 12h04

Link copiado!

Divulgação/The Pokémon Company
Divulgação/The Pokémon Company

Pokémon: Legends: Arceus chega ao Nintendo Switch nesta sexta-feira (28), e você pode estar pronunciando o nome do jogo de maneira errada — pelo menos, segundo a Nintendo. Com a ajudinha de uma propaganda, nós descobrimos que não é “Arceus”, mas sim… “Arquiãs”!

Ainda tem dúvida? Então assista ao vídeo por conta própria abaixo. A propaganda está em exibição em canais de TV a cabo do Brasil.

Continua após a publicidade

Não se esqueça de dar aquela enroladinha na língua na pronúncia do "r", para dar aquela sonoridade inglesa. Arrrrrrrquiãs! Essa pronúncia também é usada em Portugal.

Inclusive, nós até preparamos uma arte especial com a capa do jogo, mas com a pronúncia correta. Por favor, Nintendo, não me processe ou tire a montagem do ar!

No Japão (país onde a franquia Pokémon surgiu), o nome Arceus é escrito no silabário katakana, composto por símbolos fonéticos que representam sílabas. Portanto, o nome アルセウス é pronunciado como "aruseusu", sendo muito mais parecido sonoramente com "arceus" do que com "arquiãs" — só para aumentar a confusão. Assista a um trailer japonês do jogo abaixo:

Continua após a publicidade

Quer ficar ainda mais confuso? Na França, por exemplo, uma propaganda local pronuncia Arceus como... "arceuuus". Já estamos confusos por aqui: não dava para padronizar a pronúncia, não, dona Nintendo?

Porém, cá entre nós, o jeito certo de falar é aquele que lhe faz mais feliz: "arceus", "aruseusu", "arrrrrquiãs"... pouco importa! ❤

Continua após a publicidade

O game chega nesta sexta-feira (28) ao Nintendo Switch com grandes novidades para Pokémon, como novos monstrinhos, um sistema de batalha mais dinâmico e uma viagem para o passado da região de Sinnoh. Veja mais detalhes do gameplayaqui.