Publicidade

Pokémon GO entra para o Guinness Book ao quebrar cinco recordes mundiais

Por| 19 de Agosto de 2016 às 11h22

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O sucesso de Pokémon GO é inegável. Lançado lá fora no último dia 6 de julho, o game se tornou um fenômeno em cada um dos países por onde passou e figurou por muito tempo como um dos aplicativos mais baixados tanto do iOS quanto do Android. Não por acaso, até mesmo as ações a Nintendo dispararam em decorrência de todo o entusiasmo criado em torno do app. E, diante disso tudo, saber que Pokémon GO entrou para o livro dos recordes nem chega a ser uma grande surpresa.

O que realmente impressiona, na verdade, é o fato de que o título da Niantic fez isso batendo cinco recordes mundiais em apenas um mês de lançamento, o que já o coloca como o maior sucesso mobile da história. De acordo com números revelados pelo Guinness World Records, Pikachu e companhia desbancaram todos os seus concorrentes com facilidade em várias categorias. A mais impressionantes delas, por exemplo, colocou Pokémon GO como o jogo mobile de maior faturamento em seu primeiro mês.

Apenas em julho, o game gerou US$ 206 milhões de receita. Pode até parecer pouco em um mercado onde as cifras são sempre exageradas, mas é preciso levar em conta o curto período de tempo analisado e o fato de que o aplicativo estava disponível em poucos países durante todo esse período. Mercados tradicionalmente lucrativos no segmento mobile, como Japão e Brasil, só receberam o título no final do período computado pelo Guinness. Em outras palavras, esses números já devem estar bem maiores neste segundo mês.

Continua após a publicidade

Em um mês, Pokémon GO foi o game mobile mais baixado em 70 países e o mais lucrativo em 55 deles

Ainda em termos financeiros, Pokémon GO ainda quebrou o recorde de jogo mobile a faturar US$ 100 milhões mais rápido em toda a história. A Niantic precisou de somente 20 dias para tomar esse recorde — e tinha gente dizendo que Pikachu já era coisa do passado. Como muito se diz por aí, Pokémon continua sendo uma série que imprime dinheiro por onde passa, mesmo duas décadas após sua criação.

Além desses recordes, o aplicativo focado em realidade aumentada aparece no Guinness World Records como o jogo mobile mais baixado em seu primeiro mês, totalizando mais de 130 milhões de downloads em todo o mês de julho. O número corresponde à soma de vezes que o título foi baixado na Play Store e na App Store, mas não conta aqueles downloads de APK que todo mundo baixou quando os servidores ainda estavam fechados por aqui.

Pokémon GO também foi o game móvel que ficou no topo do maior número de rankings internacionais durante seus primeiros 30 dias após o lançamento. Ele apareceu como o app mais baixado em 70 países e como o que mais faturou em 55 deles.

Continua após a publicidade

Lançado no Brasil no último dia 3 de agosto, Pokémon GO segue sendo um enorme sucesso por aqui, ainda que seu apelo já seja um pouco menor do que aquele apresentado nas primeiras semanas. Apenas para ter uma ideia, no Android, ele é atualmente o quarto aplicativo mais baixado do sistema e o sexto no iOS. Em compensação, continua sendo o game mais rentável em ambas as plataformas.

Fonte: Guinness World Records