Pokémon GO deixa de funcionar no 4G da Claro

Por Redação | 10 de Agosto de 2016 às 16h03

Os jogadores brasileiros voltaram a ter problemas para jogar Pokémon GO. Desta vez, no entanto, as dores de cabeça parecem se concentrar somente sobre os clientes da operadora Claro. Segundo vários relatos, algum erro de conectividade da rede 4G da empresa vem impedindo que os treinadores sigam sua jornada, uma vez que o aplicativo simplesmente não recebe nenhum dado dos servidores da Niantic.

De acordo com vários relatos, o aplicativo simplesmente deixa de reconhecer Pokéstops e não consegue nem mesmo localizar os Pokémon presentes na área. A paulistana Carolina Lima é uma das afetadas pelo problema. Sem poder jogar desde a manhã da última terça-feira (09), ela explica que todos os pontos de interesse do jogo sumiram, o que faz com que o aplicativo mostre o mapa vazio da mesma forma como acontecia quando o game ainda estava bloqueado no Brasil. “Os Pokéstops chegam a aparecer, mas somem logo em seguida”, detalha a jovem.

É o mesmo tipo de falha que os amigos Gustavo Fonseca e Thiago Ferreira vêm enfrentando. Também clientes da Claro, a dupla relata a mesma dificuldade de usar o app em redes móveis. De acordo com Fonseca, o jogo funciona perfeitamente quando conectado a uma rede Wi-Fi, mas basta sair de casa para que todos os Pokéstops da vizinhança desapareçam. “Desinstalei e baixei o aplicativo de novo. Até troquei de celular para ver era algo com o aparelho, mas ele continua do mesmo jeito”, conta.

E eles não são os únicos. Nas redes sociais e fóruns especializados, o número de reclamações segue crescendo e muitos chegam a suspeitar que a operadora vem controlando o tráfego destinado ao game, o que violaria o Marco Civil da Internet.

Pokémon Go Claro

Mesmo local no 4G Claro e no Wi-Fi: mapa vazio nas redes móveis.

No entanto, pode ser que o problema esteja mais relacionado à comunicação do aplicativo com a rede da Claro do que uma tentativa de impedir o acesso. Isso porque todos os casos ouvidos pelo Canaltech têm um ponto em comum: a atualização liberada pela Niantic no início desta semana. Todos os relatos disseram que o aplicativo estava funcionando normalmente até a noite de segunda-feira, quando o update foi liberado. No caso de Carolina, sua personagem já estava no nível 15 quando seu mapa foi “limpo”.

“Tudo começou após a atualização. Até desinstalei a versão da Play Store e baixei um APK anterior para ser mudava alguma coisa, mas o problema continuava”, aponta a jogadora. Ela imaginou que o problema era com a sua operadora quando percebeu que seus amigos clientes de outras empresas não estavam tendo a mesma dificuldade de conexão.

Para contornar a situação, alguns jogadores conseguiram encontrar soluções paliativas. “Desliguei o 4G e tudo voltou a funcionar normalmente no 3G. Só que isso deixa o jogo muito lento, impossível de jogar de qualquer forma”, conta Thiago Ferreira, que põe na conta da Claro a dificuldade de evoluir seus Pokémon. “Deve ser por isso que eu ando um monte e não me aparece nada. Nem mesmo os ovos chocam”.

Procurada pelo Canaltech, a Claro disse estar analisando o caso e que deve emitir uma nota oficial sobre a situação em breve.

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