PlayStation VR não é recomendado para menores de 12 anos

Por Redação | 09.03.2016 às 10:32

Pelo visto, as crianças que esperavam ganhar um PlayStation VR de Natal vão ter de escolher um novo presente neste ano. Segundo dados da própria Sony, os tão esperados óculos de realidade virtual da empresa não são recomendados para crianças e pré-adolescentes e a indicação oficial é que eles sejam utilizados somente por pessoas com mais de 12 anos de idade.

A informação foi descoberta em meio às novidades presentes na Beta da próxima atualização do PlayStation 4. Alguns usuários já receberam a versão de testes do update 3.50, batizada de Musashi, e perceberam que ele já traz detalhes sobre a nova tecnologia. Juntamente com o velho pedido para que as pessoas leiam o manual antes de operar o produto, há a mensagem explícita de que o VR não deve ser usado por crianças abaixo dos 12 anos.

A razão para isso não fica clara, mas é bem provável que esteja relacionada a baixa resistência dos pequenos a movimentos e demais efeitos visuais usados para criar a realidade virtual. Tanto que as mesmas recomendações avisam que algumas pessoas podem ficar tontas, desorientadas, com náuseas ou visão embaçada em decorrência dos óculos. Assim, podemos imaginar que as causas devem ser as mesmas ou, no mínimo, bem próximas.

PlayStation VR 12 anos

Basta lembrar que, quando o Nintendo 3DS foi lançado, a Big N também trouxe algo semelhante com o portátil. Na época, a empresa disse que o efeito 3D do aparelho não deveria ser utilizado por crianças abaixo de sete anos, o que reforça a ideia de que a pouca idade faz com que esses indivíduos não estejam preparados para receber certos estímulos visuais. De qualquer forma, sabemos que muitos pais vão presentear seus filhos com o PlayStation VR. Além disso, outros produtos do gênero trazem algo semelhante. O Oculus Rift, por exemplo, é recomendado apenas para maiores de 13 anos. De resto, as recomendações apenas pedem para que os usuários tirem qualquer objeto que possa atrapalhar a experiência.

Apesar desse aviso, a atualização já prepara o PlayStation 4 para a chegada do PlayStation VR, que deve ter sua data de lançamento revelada no próximo dia 15 de março. Isso significa que ele não deve demorar a chegar ao mercado.

Via: Pocket-Lint