Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation 5 | Videogame consegue reduzir tamanho dos jogos em 70%; veja como

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Maio de 2021 às 18h15

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony

Alardeada desde os primeiros anúncios técnicos do PlayStation 5, a tecnologia de compressão de arquivos do console, chamada Kraken, volta a dar seus frutos. O game da vez é Subnautica, que em sua nova versão para o console de atual geração teve o tamanho que ocupa no disco rígido da plataforma reduzido em 70%.

No PlayStation 4, em sua versão original e sem compressão, o título precisa de 14 GB para funcionar; no novo videogame, entretanto, esse valor é de 3,5 GB. É uma boa notícia para os usuários da plataforma, que têm 664 GB do SSD proprietário do aparelho disponíveis para uso e não possuem possibilidades de expansão, ao contrário do que acontece, ainda que de maneira bem cara, na família Xbox.

O título de exploração submarina é o segundo caso de uso claramente perceptível da tecnologia Kraken, com o primeiro sendo Control: Ultimate Edition. Na comparação com sua versão de nova geração na plataforma rival, a redução é de 39%: o game ocupa 42,5 GB no Xbox Series X e 25,79 GB no PS5.

Continua após a publicidade

Não é feitiçaria, é tecnologia. A promessa original da Sony, feita pelo engenheiro Mark Cerny no ano passado e antes mesmo de vermos a aparência do console, era de uma compressão média de 40% proporcionada pelo sistema desenvolvido por uma empresa chamada RAD Game Tools. Trabalhando ao lado do SSD PCIe 4.0 do videogame, o resultado é um melhor aproveitamento de espaço.

São várias as minúcias que contribuem para isso, desde o desenvolvimento direcionado e integrado à arquitetura do console até as velocidades do SSD em si, que também atingem os controles de memória, capazes de registrar até 9 GB/s de leitura dos dados compactados. Núcleos de processamento, memórias e controladores também são dedicados à tarefa de reduzir o tamanho dos arquivos, ao mesmo tempo em que garantem que os jogos funcionem sem problemas mesmo com toda essa ginástica.

Continua após a publicidade

Conforme Cerny revelou nas apresentações prévias do PS5, todo esse funcionamento é invisível aos desenvolvedores de jogos, que podem trabalhar como sempre enquanto o próprio sistema é o responsável pela leitura rápida e compactação dos dados. Tudo, claro, depende das necessidades de cada título, o que também explica porque alguns apresentam reduções mais baixas, na casa dos 10% ou 20%, enquanto outros, como Subnautica, chegam a impressionantes 70%.

A ideia da Sony é que na medida em que os produtores de software se tornem mais confortáveis com as tecnologias do PlayStation 5, o potencial de redução também aumente. Uma ótima notícia para os jogadores da plataforma, principalmente aqueles engajados em Call of Duty Warzone, notoriamente o game mais devorador de espaço da geração atual.

Até lá, caso você esteja com problemas de armazenamento, mas não queira deletar jogos, a Sony recomenda o uso de HDs externos. Você não poderá rodar os jogos diretamente destes periféricos, já que eles requerem o uso do SSD do PS5, mas pelo menos não precisará fazer o download novamente, com a transferência e manipulação dos dados de volta para dentro do console sendo mais rápida do que a velocidade da internet.

Fonte: TechRadar, Sony