Publicidade

PlayStation 4K: Sony pode anunciar novo modelo do console até outubro

Por| 28 de Março de 2016 às 16h20

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Sony

Desde a semana passada, rumores indicam que a Sony lançará uma versão mais potente de seu mais recente console, que até então tem sido chamada de "PlayStation 4K". Agora, o Wall Street Journal afirma que a companhia japonesa já tem uma previsão de quando irá anunciar o aparelho.

De acordo com o jornal, a fabricante planeja revelar o videogame antes do lançamento do PlayStation VR, headset de realidade virtual do PS4 que chega às lojas em outubro deste ano. Se for verdade, o mais provável é que esse upgrade no dispositivo seja oficialmente confirmado durante sua conferência na E3 2016, em junho.

Ainda segundo o WSJ, o "PS4.5" vai ofercer aos jogadores visuais mais poderosos e uma qualidade de desempenho superior ao modelo atual. Obviamente, para tirar vantagem dessa nova (e suposta) capacidade máxima, os usuários terão de adquirir o novo console, mas a publicação explica que ambas as plataformas terão o mesmo catálogo de jogos – pelo menos no que diz respeito aos títulos exclusivos da Sony, que lançaria duas versões de um mesmo game para o velho e para o novo PS4.

A reportagem reforça os boatos divulgados anteriormente pelos sites Kotaku e Eurogamer: de que a Sony está mesmo desenvolvendo um PlayStation 4 voltado para "experiências avançadas" no mundo dos videogames. Pelo nome, tudo leva a crer que uma das principais características do gadget será a reprodução de conteúdos na altíssima resolução do 4K (Ultra HD).

Continua após a publicidade

Além disso, a mídia especializada acredita que o novo modelo não é uma versão slim do PS4 atual, mas sim um aparelho focado nesse aspecto da qualidade gráfica, desempenho e hardware mais potente. Isso teria uma explicação: o mercado de realidade virtual, uma das tecnologias que mais promete receber investimentos da empresa nos próximos anos.

No início de março, a própria Sony admitiu de que o PlayStation VR – e consequentemente o PS4 – poderia ser "tecnicamente inferior" aos seus principais concorrentes, o Oculus Rift e o HTC Vive. Estes, por sua vez, só funcionam no PC, que já exige uma configuração mínima e superior que o console de mesa da Sony. Logo, faz todo o sentido a companhia querer lançar um PS4 mais poderoso para bater de frente com seus rivais no campo da realidade virtual.

Além da RV, a reprodução de vídeos em 4K seria outra razão pela qual a Sony considera o lançamento de um PlayStation 4 mais potente. Em janeiro, o gerente de produto da Netflix, Neil Hunt, disse ao Huffington Post do Reino Unido que a Sony "prometeu" ao serviço de streaming uma revisão no hardware do console que, entre suas atualizações, incluiria suporte para a resolução Ultra HD. No mês seguinte, a Netflix contou à revista Forbes que tanto o PS4 quando o Xbox One, da Microsoft, devem receber um novo hardware ainda neste ano.

Não há informações sobre o preço do suposto PlayStation 4K, nem quando ele seria colocado à venda. Caso ele seja anunciado na E3, o lançamento poderia ocorrer ainda nas festas de final de ano. O modelo atual custa US$ 350 nos Estados Unidos. Já o PlayStation VR, que chega em outubro, será comercializado por US$ 399.

Continua após a publicidade

Fontes: Wall Street Journal, GameSpot, Kotaku, Eurogamer