Publicidade

PlayStation 4 ganha retrocompatibilidade com PS2, mas não como você gostaria

Por| 20 de Novembro de 2015 às 11h55

Link copiado!

PlayStation 4 ganha retrocompatibilidade com PS2, mas não como você gostaria
PlayStation 4 ganha retrocompatibilidade com PS2, mas não como você gostaria

De surpresa, e sem que ninguém fosse avisado antecipadamente, o PlayStation 4 ganhou uma inesperada retrocompatibilidade com o PS2. Mas, não, você ainda não vai poder colocar seus discos do bom e velho console para rodar em sua máquina novinha, já que estamos falando de uma emulação puramente digital e restrita, por enquanto, apenas a um pacote de jogos da franquia Star Wars.

Lançado junto com Battlefront, o mais recente título da saga, a Electronic Arts trouxe ao PS4 os jogos clássicos Star Wars: Bounty Hunter, Jedi Starfighter e Racer: Revenge, todos a partir de um único código para download de versões digitais. E o que acreditava-se ser uma remasterização, ou simplesmente um relançamento, se provou como uma retrocompatibilidade inesperada quando o logo do PlayStation 2 apareceu antes da inicialização de cada título, que incluem também suporte a memory cards digitais.

É claro, os games receberam um tratamento para não aparecerem distorcidos ou cheios de artefatos na tela. Temos aqui, por sinal, uma versão altamente melhorada graficamente, mas que ainda assim roda a partir de uma emulação do PS2 que acontece dentro do PlayStation 4. A Sony, inclusive, confirmou essa informação, apesar do suporte a troféus e outras funções do console de atual geração indicarem que poderia se tratar de um relançamento.

Mais do que isso, a empresa disse que muito mais ainda está por vir. Novos planos não foram revelados, mas a Sony confirmou que mais jogos do PS2 devem chegar em breve ao PlayStation 4 desta maneira, trazendo games clássicos para a biblioteca do aparelho. Por enquanto, porém, nada sobre a possibilidade de usar os discos do antigo videogame, como acontecia, por exemplo, nas versões iniciais do PlayStation 3 que chegaram ao mercado.

Continua após a publicidade

A chegada da retrocompatibilidade ao PlayStation 4 é um boato antigo que, inclusive, ganhou força depois que a Microsoft anunciou essa exata função para o Xbox One, que passou a ser compatível digitalmente com games do 360. Enquanto isso, a rival permanecia investindo no PS Now, um sistema que permite rodar games do passado por meio de streaming. Parece que esse movimento, então, ganha agora um companheiro.

Fonte: Digital Foundry