Performance e desempenho: como a tecnologia garante esses benefícios aos gamers

Performance e desempenho: como a tecnologia garante esses benefícios aos gamers

Por Alexandre Jannoni | 10 de Setembro de 2021 às 10h00
Envato / BooStock

O mercado de games cresce exponencialmente. Acompanhamos todos os meses investimentos cada vez maiores em milhares de novidades, jogos, consoles e dispositivos. E durante a pandemia, com o isolamento social, a relação com os jogos cresceu ainda mais, fazendo com que o mercado atinja números impressionantes. Para muitos, os games se tornaram uma opção nova de lazer, entretenimento, um respiro para trazer mais dinâmica às suas vidas.

De acordo com a 8ª Pesquisa Game Brasil, lançada em abril deste ano, 75,8% dos gamers brasileiros afirmaram jogar mais durante o período de isolamento social. Outro destaque é o índice de pessoas que afirmaram ter investido mais com jogos durante a pandemia (42,2%). A chegada deste novo público trouxe à tona diferentes hábitos e expectativas, reforçando ao mercado a necessidade de suprir a demanda de diversos jogadores, dos casuais aos mais profissionais. Porém, o que não muda é a exigência contínua por alta performance e desempenho, e esses benefícios são sempre inegociáveis.

O universo gamer evoluiu muito nos últimos anos, e a tecnologia tem papel fundamental nisso. Com gráficos mais reais e imersões cada vez mais intensas, tecnologias de acesso instantâneo e armazenamento de dados se tornaram cruciais para aprimorar o dia a dia dos gamers. Hoje, o mercado de tecnologia conta com inúmeras soluções para atender à nova geração de consoles e tem agregado bastante em termos de velocidade, desempenho, desempenho e jogabilidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Independente de ser um gamer casual ou um usuário hardcore, todos buscam por melhor desempenho. Afinal, ninguém joga para perder. E os SSDs são produtos ideais para ajudar a melhorar a performance e alcançar jogadas excelentes. Existem soluções para todos os bolsos e necessidades, seja para jogar em PCs, notebooks, e consoles.

Os SSDs oferecem mais velocidade e rendimento para o armazenamento, garantindo a diminuição de possíveis gargalos ou travamentos durante a construção do cenário de um jogo ou carregamento das telas, seja no game ou no sistema operacional. Hoje, há produtos focados no público gamer que foram desenvolvidos para proporcionar uma "gameplay" de proplayer, mesmo que o jogador não seja profissional, oferecendo uma experiência mais imersiva a partir de tecnologias modernas.

É possível encontrar no mercado, produtos para uso interno e externo, cada um deles com suas características específicas. Os internos, ideais para notebooks e PCs, podem atingir velocidades de leitura e gravação praticamente inimagináveis. Por exemplo, há memórias SSDs no padrão NVMe consideradas por especialistas como uma das mais rápidas do mercado, alcançando até 7.000 MB/s de velocidade em leitura e 5.300 MB/s de gravação, além de chegar até 1.000.000 IOPS, que proporciona uma experiência de jogo suave, responsiva e poderosa.

Já os produtos para uso externo favorecem a mobilidade, permitindo que o jogador acesse seus jogos favoritos de onde estiver, uma comodidade muito importante atualmente e projetados para a nova geração de games. São SSDs compactos, de alta desempenho, e permitem alcançar velocidades de leitura de até 900 MB/s e podem expandir o armazenamento para até 50 jogos, baseado em uma média de 36 GB por game. O número de jogos varia com base no tamanho do arquivo, na formatação, programas, entre outros.

Que o público gamer veio para ficar eu não tenho dúvidas e o mercado está acompanhando isso. Assim, deixo aqui meu conselho: fique de olho nas novidades. O desenvolvimento de novas tecnologias nos próximos anos só tende a aumentar. Tudo para oferecer o que há de melhor para seus consumidores, antes de tudo, jogadores.

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.