Publicidade

Patente revela que Google está desenvolvendo um controle para o Project Stream

Por| 04 de Fevereiro de 2019 às 10h48

Link copiado!

Patente revela que Google está desenvolvendo um controle para o Project Stream
Patente revela que Google está desenvolvendo um controle para o Project Stream
Tudo sobre Google

Há apenas algumas semanas a Google finalizou o beta aberto para usuários dos Estados Unidos do Project Stream, um sistema de streaming de jogos que a empresa está desenvolvendo e que, em sua fase de testes, permitiu rodar Assassin’s Creed Odyssey em qualquer computador, independente das especificações, bastando ter o Google Chrome instalado. Mas, pelo jeito, a empresa está desenvolvendo mais do que apenas um serviço de streaming.

De acordo com uma patente arquivada em outubro do ano passado, mas que só foi divulgada recentemente, a Google está trabalhando em um “controle com notificações”, que, além de servir para controlar o jogo, teria uma tela que apresentaria notificações como recordes e convites feitos por amigos — incluindo até um modo de iniciar qualquer jogo rapidamente pelo próprio controle ao receber um convite para jogar com outra pessoa.

Até agora, a Google não havia revelado nenhum tipo de “função social” para seu sistema de streaming, tanto que o jogo usado durante os testes nem possui a opção multiplayer. Mas, se a empresa está mesmo pensando em criar um ambiente não apenas para transmitir jogos, mas também onde as pessoas podem se encontrar para jogar online, então quer dizer que ela deve estar criando também a sua própria rede nos moldes da PlayStation Network e da Xbox Live.

Continua após a publicidade

Já sobre o controle, não dá pra saber se o design é mesmo o que a Google tem em mente ou se foi apenas um desenho genérico para ilustrar a patente, mas caso seja esse mesmo o modelo que a empresa pensa em desenvolver ele parece bastante o controle do Ouya, console criado a partir de Kickstarter e que roda jogos de Android. O documento mostra ele com dois analógicos posicionados de maneira simétrica, um cursor digital, 4 botões de ação e 4 gatilho na parte superior, além de botões para atender às notificações e um que possui o símbolo de um microfone, que deve servir para enviar mensagens e, talvez, sair de um jogo ou iniciar outro a partir de comandos de voz.

Por enquanto, não há nenhuma previsão de quando o Project Stream será lançado, mas a Google talvez queira se apressar caso não deseje ver o ramo de streaming de jogos cheio de concorrentes. Por enquanto, apenas a PlayStation Network tem conseguido garantir a seus assinantes streaming de jogos com qualidade, mas a Microsoft já está trabalhando no Project xCloud, e a Amazon e a Verizon também já se mostraram dispostas a entrar nesse mercado.

Fonte: Digital Trends