Publicidade

Para Epic Games, Microsoft está criando uma plataforma fechada para Windows

Por| 04 de Março de 2016 às 12h31

Link copiado!

Para Epic Games, Microsoft está criando uma plataforma fechada para Windows
Para Epic Games, Microsoft está criando uma plataforma fechada para Windows

O co-fundador da Epic Games, Tim Sweeney, escreveu uma nota para o The Guardian sobre sua opinião referente à Plataforma Universal Windows, da Microsoft. Segundo ele, a Microsoft está criando uma plataforma fechada para o Windows 10, o primeiro passo aparente no sentido de fechar o monopólio da distribuição de aplicativos e programas. Para Sweeney, "este é o movimento mais agressivo que a Microsoft já fez".

"A Microsoft está movendo contra a indústria de PC – incluindo os consumidores (e jogadores, em particular) e desenvolvedores de software, tais como a Epic Games, EA e Activision, além de distribuidores como a Valve e a Good Old Games", disse. A indagação do co-fundador não é contra a Windows Store. "Eu acredito que a Microsoft tem todo o direito de operar uma loja de aplicativos de PC como ela quiser". A reclamação de Sweeney acontece porque a empresa está lançando novos recursos para o Windows, onde os desenvolvedores são quase obrigados a participarem no que eles chamam de "Ecossistema Bloqueado UWP".

Os aplicativos UWP se destinam a serem adquiridos e atualizados apenas através da Windows Store. Não é possível obter um arquivo .EXE tradicional e executá-lo para instalação. Embora neste momento o problema não seja gigante, o medo do co-fundador da Epic Games é que a Microsoft continue a melhorar o UWP, negligenciando os programas não-UWP, forçando os desenvolvedores a criarem com base nas regras da empresa.

A solução, segundo Sweeney, é fazer com que o UWP seja mais aberto, onde seja possível baixar ou comprar um aplicativo ou game através da Steam ou Good Old Games. Sem essa iniciativa, a indústria de jogos de PCs deverá seguir as regras da Microsoft para não ficar para trás. Sweeney termina seu comunicado dizendo que a Microsoft tem estado muito disposta a ouvir as preocupações dos usuários e desenvolvedores ao longo dos últimos 18 meses, mas que "as intenções da Microsoft devem ser julgadas pelas suas ações, não por suas palavras".

Continua após a publicidade

A Microsoft respondeu às acusações dizendo que a "Plataforma Universal Windows é um ecossistema totalmente aberto, disponível para todos os desenvolvedores, que pode ser suportado por qualquer loja". A empresa também afirmou que é fácil para os desenvolvedores redesenharem os softwares UWP para plataformas Android e iOS.

Fonte: Engadget