Os 10 jogos mais vendidos de 2016

Por Redação | 24 de Janeiro de 2017 às 12h25

2016 já ficou para trás, mas isso não significa que o ano passado não tem mais o que mostrar. Tanto é que a NPD analisou os dados do mercado nos Estados Unidos para cravar que, em 2016, ele gerou US$ 30,4 bilhões -- US$ 200 milhões a mais que em 2015.

A alta até que surpreende, principalmente se levarmos em consideração que a economia global passou por uns maus bocados em 2016, mas é inferior às expectativas da indústria. De acordo com a NPD, somente o segmento de software experimentou crescimento, de 6%, no período; o hardware caiu 24%, enquanto os totais vindos das vendas de consoles despencaram 15% e o número absoluto de videogames vendidos caiu 7%.

Apesar desse gostinho amargo, a analista demonstrou entusiasmo para este ano: "Não importa a plataforma, o software de entretenimento nunca foi mais envolvente, diversificado ou acessível".

Jogos mais vendidos de 2016

Além do balanço geral da indústria, a firma elaborou um ranking com os dez jogos mais vendidos de 2016. Assim como aconteceu nos últimos anos, os shooters continuam sendo os preferidos dos gamers e aparecem em cinco das dez posições. Mas ainda há espaço para algumas surpresas.

É o caso, por exemplo, de Final Fantasy XV. Lançado em dezembro, o novo jogo da tradicional franquia de RPGs da Square-Enix foi o segundo mais vendido do mês de dezembro e o mais vendido no PlayStation 4 naquele mês. "Final Fantasy XV teve o melhor lançamento da história da franquia desde que começamos a montar o ranking em 1995 e vendeu 19% mais unidades físicas do que Final Fantasy XII em seu mês de lançamento e 54% mais vendas gerais", revelou Sam Naji, analista da NPD. Mais surpreendente que isso só o fato de o RPG ter entrado no Top 10 anual, com menos de um mês de vida.

Outra surpresa interessante foi a aparição de Grand Theft Auto V na sexta colocação. Lançado originalmente em 2013, o sandbox da Rockstar Games mostra que ainda tem muita lenha para queimar e continua fazendo a cabeça dos jogadores mundo afora, mesmo três anos depois de seu lançamento.

Confira o ranking geral com os 10 jogos mais vendidos de 2016 nos Estados Unidos:

  1. Call of Duty: Infinite Warfare
  2. Battlefield 1
  3. The Division
  4. NBA 2K17
  5. Madden NFL 17
  6. Grand Theft Auto V
  7. Overwatch
  8. Call of Duty: Black Ops III
  9. FIFA 17
  10. Final Fantasy XV

Via Gamespot, Sapotek

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.