Robôs de inteligência artificial participarão de campeonato deathmatch de Doom

Por Redação | 26 de Abril de 2016 às 21h30

Experiências com máquinas de inteligência artificial batendo de frente com humanos em jogos e campeonatos não são novas. Porém, um grupo de pesquisadores quer levar além a interação entre máquinas e games ao programar um computador para jogar um shooter em primeira pessoa em partidas estilo deathmatch.

As partidas acontecerão na conferência Computational Intelligence and Games 2016 (CIG), que terá uma competição para eleger o melhor robô capaz de ganhar uma partida multiplayer de Doom em esquema semelhante a um ser humano. Isso significa que o robô irá participar do game da mesma maneira que um jogador comum, com um campo visual limitado e estratégias de combate similares rudimentares, diferente de inimigos com inteligência artificial que têm consciência do mapa completo da área e de localização de armas e poderes especiais.

A competição, intitulada "Visual AI Doom", coloca dois robôs se enfrentando em duas situações: na primeira, os bots jogarão em um mapa conhecido por seus programadores com apenas lança foguetes e power ups de saúde disponíveis, enquanto no segundo caso, os robôs se enfrentarão em um mapa desconhecido com todos os itens e armas do jogo espalhados pela área. O jogador com maior número de pontos será o vencedor.

Para preparar os robôs, os programadores utilizam técnicas de deep learning reforçado, que ensinam aos robôs padrões combinados de dados de gameplay, informações de campo, entre outros. O bot também ganha um prêmio toda vez que executa corretamente uma ação.

A conferência acontecerá em setembro, em Santorini, Grécia. Além de Doom, campeonatos com outros robôs em jogos como Minecraft e StarCraft também acontecerão.

Via The Next Web

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.