O que é e como funciona o placar de visão no LoL

O que é e como funciona o placar de visão no LoL

Por Rodrigo Folter | Editado por Bruno Salutes | 06 de Setembro de 2021 às 23h30
Divulgação/Riot Games

League of Legends (PC | Android | iOS) é um jogo complexo, precisando de trabalho em equipe e tomada de decisões em tempo real, mas existem também obrigações pessoais e uma das mais importantes é dar visão ao time. O jungler e o suporte são os que mais devem se preocupar com isso, ao possibilitar ver a movimentação inimiga pelo mapa.

Hoje o Canaltech vai mostrar o que é o placar de visão e como ele funciona, aumentando assim suas chances de vitória com esse aspecto tão importante para o jogo, mas que muitas vezes é negligenciado pelos jogadores.

O que é e como funciona o placar de visão no LoL

Você escolheu sua rota de jogo, "pickou" aquela Leona para ajudar seu ADC e aparece como sugestão um item que possibilita dar visão ao time. Ok, o que isso faz? Bom, é um pouco mais complexo do que simplesmente dar visão, já que a cada período do jogo é necessário pensar onde colocar a sentinela. Não é uma função somente do suporte, já que quem joga na rota do Topo e Meio utilizam para evitar "ganks".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na selva, o jungler utiliza para evitar que o adversário consiga invadir a sua selva e roubar seu farm. Como League of Legends é um jogo em equipe é importante que todos se ajudem para aumentarem as chances de vitória. Vamos conversar sobre como funciona o placar de visão, mas antes quais são as sentinelas que concedem visão ao time?

  • Sentinela Invisível: invisível ao inimigo, ela concede visão a você e ao seu time por 90-120 segundos;
  • Alteração Vidente: pode ser posicionada a uma distância segura mas mais frágil e visível ao inimigo, com tempo de recarga de 198-99 segundos;
  • Lente do Oráculo: não uma sentina propriamente dita, mas uma forma de descobrir se existe sentinelas invisíveis inimigas próximas durante 10 segundos;
  • Sentinela de Controle: nega a visão da sentinela invisível inimiga, além de revelar armadilhas e inimigos escondidos;
Da esquerda para a direita, Sentinela Invisível, Alteração Vidente, Lente do Oráculo, Sentinela de Controle (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Agora que já sabe quais são elas, vamos ao placar de visão. Basicamente, serve como parâmetro para saber se você utilizou as Sentinelas de maneira efetiva. A rota do topo e do meio, por exemplo, devem utilizar a fim de evitar ser pego fora de posição. A rota do topo deve utilizá-la para dar visão a equipe do Arauto ou Barão, já o ADC deve a Alteração Vidente para posicionar a Sentinela de uma posição segura nos mesmos locais que o Topo, e também o Dragão.

Como esses objetivos são importante para o jogo, são locais onde possivelmente vai ver algum jogador inimigo, aumentando assim seu placar de visão. Quanto mais tiver, maior será seu placar, mas se engana quem acha que é só encher o mapa de Sentinelas. É preciso pensar no posicionamento, já que muito próximas descontam de 25% a 75% de pontos de visão. Acessando seu perfil é possível ver o quão eficaz foi seu posicionamento e quantidade de sentinelas posicionadas para favorecer o time.

Veja seu placar de visão ao acessar o histórico de partidas em seu menu (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Agora que sabe quais são e como dar uma olhada no seu placar de visão, volte para Summoner's Rift e ajude seu time a alcançar a vitória!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.