Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O novo mini NES é tão poderoso quanto um PS3

Por| 08 de Novembro de 2016 às 19h08

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, chega ao mercado o NES Classic Edition, aquela versão em miniatura do clássico Nintendinho 8-bits que a gente noticiou aqui no Canaltech há uns meses atrás. Apesar de ter um design que remete ao videogame dos anos 80, por dentro ele é praticamente um pequeno PC rodando Linux, com configurações capazes de rivalizar com um PlayStation 3.

A informação foi divulgada por usuários do Reddit que já tiveram acesso ao produto. Segundo o editor do site norte-americano GameSpot, Peter Brown, "debaixo do capô" o NES Classic Edition vem com um hardware respeitável.

Ele possui um chip set Cortex A7 com GPU Mali 400MP2 rodando o sistema Allwinner R16. Ele conta com uma memória RAM de 256MB DDR3 (só para comparação, mesmo poder que um Playstation 3) e armazenamento flash de 512MB.

Levando em consideração os games que essa máquina vai rodar e o espaço compacto que ela ocupa, é um poder de fogo considerável. Se comparar então com os modestos 1.79 MHz de processamento que o Nintendinho clássico tinha nos anos 80, chega a ser covardia.

Continua após a publicidade

Entretanto, vale lembrar que o videogame vem com 30 games clássicos do NES em sua memória, assim como a capacidade de rodar os jogos em 1080p e aplicar diversos filtros de imagens durante as jogatinas.

A prova que o hardware roda Linux foi divulgada por outro usuário no YouTube, que viu no manual do produto citações a diversos componentes de código aberto no console, incluindo o kernel de Linux.

Ainda assim, nada está garantido sobre a possibilidade de hackear o console para incluir outros jogos na plataforma, ou seja, ainda é mais fácil fazer aquele console caseiro baseado em Raspberry Pi, do que desembolsar US$ 60 (o preço de lançamento do NES Classic Edition) e correr o risco de estragar um belo pedaço oficial de nostalgia.

Fonte: PCMag