Nintendo NX não deve trazer bloqueio de região

Nintendo NX não deve trazer bloqueio de região

Por Redação | 31 de Agosto de 2016 às 14h39

A Nintendo pode até tentar fazer mistério em torno do seu próximo console, mas as novidades sobre o NX continuam a aparecer. Desta vez, um novo rumor afirma que o sistema vai abandonar a trava de região, um bloqueio que a empresa sempre trouxe em seus videogames e que impedia que jogadores importassem títulos de outros continentes. Assim, segundo esse novo boato, o NX seria o primeiro console de mesa da Big N a abrir mão do impedimento.

De acordo com site Let’s Play Video Games, fontes próximas ao NX afirmaram que os kits de desenvolvimento enviados pela empresa não possuem o bloqueio, podendo rodar títulos americanos, japoneses e europeus sem qualquer tipo de desbloqueio ou coisa parecida. E, por mais que pareça apenas um detalhe, essa é uma excelente notícia para os jogadores, pois acaba com as barreiras que a própria Nintendo colocava no acesso a determinados games.

Muitos jogos de GameCube, Wii e Wii U foram lançados somente no Japão, o que impedia que jogadores americanos e brasileiros tivessem acesso a eles. Por mais que você importasse o game, a trava de região não permitia seu funcionamento. Foi por essa razão, por exemplo, que muitos fãs ficaram sem jogar Fatal Frame 4, que chegou ao Wii somente no Japão e nunca apareceu no Ocidente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Attack On Titan

Sem trava de região, jogos japoneses ficam mais acessíveis nos consoles da Nintendo

Assim, se o NX abandonar essa prática, esse tipo de problema deixa de existir. Se um game for lançado apenas no Japão ou mesmo se você encontrar uma promoção na Europa, pode fazer a importação sem medo de ver seu console não reconhecer o disco. É o tipo de coisa que Sony e Microsoft já fazem há tempos. A trava é, inclusive, uma das principais justificativas dos hackers para desbloquear os videogames.

Além disso, o site detalha ainda algumas características do hardware. Segundo ele, o NX será mesmo um híbrido de sistema de mesa com portátil e a estrutura fixa será um pouco mais grossa do que o 3DS XL. A página também entrega mais informações sobre o curioso controle destacável. Como as imagens revelam, ele aparece com a parte inferior do portátil com alguns novos conectores e a possibilidade de se remover os botões laterais. Isso nos ajuda a ter uma ideia de como ele será, mas é sempre bom lembrar que nada disso é oficial.

NX

Esquema mostra como será o NX, com destaque às suas entradas e controles destacáveis

Enquanto isso, a Nintendo segue no mais absoluto silêncio em torno do aparelho. Tudo o que sabemos é que a expectativa de lançamento é para o próximo mês de março. O anúncio deve acontecer nos próximos meses.

Fonte: Let's Play Video Games

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.