Nova atualização do PS4 chega amanhã e traz suporte a transmissão pelo YouTube

Por Redação | 29 de Setembro de 2015 às 10h08
photo_camera Divulgação

Prepare seu PlayStation 4, pois a próxima grande atualização do console já tem data para chegar. Depois de deixar todo mundo ansioso com as novidades prometidas para a versão 3.00 do sistema, a Sony confirmou que o update estará disponível já nesta quarta-feira (30) para todo mundo.

Conforme anunciado no início de setembro, a atualização de codinome Kenshin traz muito mais do que um nome legal, correção de bugs ou mudanças estéticas. Na verdade, a atualização conta com alguns recursos que há tempos os fãs estão esperando. Como a própria empresa detalha, a ideia com o lançamento da versão 3.00 do firmware é oferecer aos jogadores novas formas de se conectar com seus amigos e outras pessoas de todo o mundo.

E, para que você já fique por dentro de tudo o que está por vir, a Sony fez questão de listar cada uma dessas novidades. Assim, antes mesmo da chegada do Kenshin, saiba o que vai mudar em seu PlayStation 4 daqui para frente e se prepare para aproveitar cada um desses recursos.

Streaming pelo YouTube

De todas as adições desta atualização, nenhuma é tão impactante quando a possibilidade de transmitir seus jogos pelo YouTube nativamente, sem a necessidade de uma placa de captura ou acessórios do gênero. Até então, apenas o Twitch e o Ustream estavam disponíveis dessa forma, mas a qualidade desses serviços decaiu bastante e muita gente sonhava em ver a plataforma do Google e aproveitar disso para conquistar esses usuários.

Assim como já acontecia com as outras plataformas de vídeo, o modo de iniciar sua transmissão continua igualmente fácil. Basta conectar sua conta no console e, a partir disso, apertar o botão Share no DualShock 4 e pronto.

Direto para o Twitter

Outra rede social que vai se beneficiar com a chegada da Kenshin é o Twitter. O PS4 já possui suporte a ela desde o seu lançamento, mas a versão 3.00 permitirá que você envie pequenos vídeos para sua linha do tempo, o que pode ajudar a mostrar um determinado trecho do game para seus amigos.

Como a própria Sony explica, o ícone do Twitter vai ser adicionado junto ao Facebook, YouTube e DailyMotion na tela de upload de arquivos. A diferença é que, por aqui, o arquivo não pode ter mais do que 10 segundos de duração.

Criando comunidades

Saudades do Orkut? Pelo visto alguém na Sony também sente falta da rede social e decidiu trazer a ideia de comunidades para dentro do PlayStation 4. Segundo a empresa, a ideia é que os jogadores possam criar esses grupos a partir de seus interesses, gêneros ou jogos favoritos. Em tese, é mais ou menos o que a Nintendo já fazia com o Miiverse.

Atualização PS4

Essas comunidades vão contar com um painel de discussão onde os participantes podem conversar, compartilhar screenshots e até participar de grupos de jogo ou entrar no game de alguém. Em outras palavras, é quase como um fórum de internet, o que deve facilitar muito a vida de quem quer organizar um campeonato rápido ou precisa de ajuda para conquistar esse ou aquele troféu.

Organizando eventos

Como os jogos do PS4 estão cada vez mais focados na parte online, a Sony decidiu adicionar um novo ícone ao menu principal: Eventos. Como você bem pode imaginar, ele vai funcionar como uma espécie de agenda, listando quais atividades estão marcadas para os seus jogos favoritos. Aquela competição de Project Cars ou aquele fim de semana de experiência em dobro em Destiny: tudo vai estar marcado lá para que você não esqueça.

Atualização PS4

Gerenciando sua conta na PlayStation Plus

Outra novidade que chega ao menu principal é a PlayStation Plus. O serviço de assinaturas da Sony vai ganhar uma área dedicada na tela inicial do console para que você possa acompanhar com mais facilidade as vantagens oferecidas e as próprias informações sobre seu pagamento.

Mais do que saber quanto tempo resta da sua assinatura, a maior vantagem dessa adição é que você pode checar os games gratuitos de cada mês a partir de uma única tela, acabando com a necessidade de explorar a loja.

Mudanças nas mensagens

A Kenshin traz também mudanças no modo como você envia mensagens a seus amigos. A partir da versão 3.00, a criação de grupos foi simplificado e ganhou a possibilidade de ser marcado como favorito. Isso significa que você pode criar uma sala só para seus companheiros de FIFA 16 e outra apenas para quem se aventura em Call of Duty. Esses grupos são exibidos juntamente com a lista de amigos e podem ser acessados de maneira muito mais rápida.

Atualização PS4

Além disso, a Sony trouxe também alguns adesivos que podem ser colocados em suas conversas. São imagens de Uncharted 4: A Thief's End, Knack, LittleBigPlanet 3 e outros games que chegam para fazer o papel dos emojis na hora de bater papo com seus companheiros de batalha.

Imagens em PNG

Por fim, a atualização vai deixar que você escolha qual o melhor formato de armazenar suas screenshots. Até então, tínhamos apenas imagens em JPG, mas a Kenshin vai permitir que você altere isso para gerar arquivos PNG.

Via: Blog do PlayStation

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.