Nos 25 anos do Super Nintendo, relembre alguns dos maiores clássicos do console

Por Durval Ramos | 23.11.2015 às 15:10

Este mês de novembro é muito especial para os fãs de video game. Além de marcar os 10 anos do lançamento do Xbox 360 e os 2 do Xbox One, o último final de semana também representou os 25 anos de um dos maiores ícones de toda a indústria e responsável pela paixão de muita gente por jogos. Isso mesmo, o Super Nintendo também está assoprando suas velhinhas e há muito o que comemorar.

Seja um jogador saudosista ou apenas alguém com um pouco mais de idade, você certamente tem algumas boas histórias com o SNES. Responsável por dar continuidade ao sucesso do Nintendinho, o console foi a primeira experiência de muita gente com videogames e também o palco de muitas das principais franquias da Big N. Ainda que várias séries tenham nascido no NES, foi no seu sucessor que essas marcas se consolidaram e se tornaram verdadeiros símbolos. Tanto que é impossível não se lembrar desses títulos sem visualizar o cartucho do Super Nintendo.

Lançado no Japão no dia 21 de novembro 1990, o SNES foi um marco gigantesco para a Nintendo. Ela se estabeleceu de vez no mercado e ainda passou a brigar de frente com a SEGA, fazendo com que a rivalidade entre Sonic e Mario marcasse toda uma geração. A discussão sobre quem era o melhor mascote era algo comum em qualquer recreio e fez parte da infância de muita gente.

Super Nintendo

Por isso, para celebrar essa data tão especial, listamos alguns dos maiores clássicos do console para você voltar aos anos 90 e lembrar como era bom ir até uma locadora e escolher qual fita levar para o fim de semana.

Super Mario World

É impossível falar de Super Nintendo sem citar Super Mario World. O game foi a estreia do bigodudo no console e trazia uma evolução gigantesca em relação ao que tinha sido visto até então. Com visuais muito mais coloridos, fases bastante criativas, novos poderes e a primeira aparição do dinossauro Yoshi, o jogo logo se tornou um clássico e é considerado um dos melhores títulos de todos os tempos até hoje.

Super Mario World

Isso sem falar da excelente trilha sonora, uma das mais icônicas de toda a série. Além disso, o fato de o cartucho acompanhar muitos consoles ajudou a fazer com que o game se estabelecesse como um lançamento memorável.

The Legend of Zelda: A Link to the Past

A velha história do garoto de roupas verdes que sai em uma aventura para resgatar sua princesa não nasceu no Super Nintendo, mas foi ali que ele teve sua jornada mais épica até então. A Link to the Past é considerado um dos melhores The Legend of Zelda por unir um belíssimo visual, uma história envolvente e mecânicas que melhoraram tudo aquilo que a série já apresentou, definindo muito daquilo que seria padrão nos próximos jogos.

A Link to the Past

O game é tão importante dentro da saga que os fãs enlouqueceram quando a Nintendo trouxe uma sequência para o 3DS, batizada de A Link Between Worlds.

Chrono Trigger

Ao lado de Final Fantasy VII, Chrono Trigger segue como um dos melhores RPGs de todos os tempos. Também pudera, já que ele foi desenvolvido pelo que ainda é considerado pela equipe dos sonhos do mercado japonês, trazendo os responsáveis pelas séries Final Fantasy e Dragon Quest para trabalhar lado a lado e com a ajuda de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, na criação do visual dos heróis.

Chrono Trigger

Só que o peso do clássico vai além dos currículos e Chrono Trigger surpreende mesmo pela sua qualidade. Com personagens carismáticos, um roteiro incrível e uma trilha sonora de primeira, a história de viagem no tempo é tão complexa e bem trabalhada que você tem diversos finais à sua frente, o que faz com que cada jogatina seja uma experiência única — algo que ainda era incomum nos anos 90.

Super Mario Kart

Já vimos o encanador bigodudo jogando tênis, futebol e até participando das Olimpíadas ao lado de seu maior rival, mas a sua atividade secundária mais popular sempre foi a direção. E tudo começou lá no Super Nintendo com o excelente Super Mario Kart, o game que mostrou que o herói é muito mais que um salvador de princesas, mas também um ótimo motorista e destruidor de amizades.

Super Mario Kart

O mais impressionante sobre o jogo era sua simplicidade. Ainda que os últimos games da série tenham apresentado designs cada vez mais mirabolantes para as pistas, o game original era bem simples e, ainda assim, muito divertido. Não é à toa que as aventuras motorizadas dos personagens são lembradas até hoje.

Donkey Kong Country

O macacão da Nintendo nasceu como um vilão que parodiava o filme King Kong, mas ele logo deixou de lado a fama de mau para embarcar em um título próprio e bastante icônico. Tanto Donkey Kong Country quanto suas sequências mostraram ao mundo que o SNES era capaz de fazer muito mais do que apenas trazer sprites bonitinhos. Tanto que a luta do gorila contra jacarés por um cacho de bananas foi um dos primeiros jogos a flertar com o 3D — e tudo isso embalado a uma ótima trilha sonora, personagens divertidos e um excelente nível de dificuldade.

Donkey Kong

Menções honrosas

É claro que listar apenas cinco jogos do Super Nintendo é uma tremenda injustiça, já que o console coleciona grandes títulos e é impossível não deixar alguns de fora. Mais do que isso, cada pessoa tem um ranking próprio daqueles jogos que fizeram parte da sua infância. Quem nunca passou tardes em frente a Super Metroid, Street Fighter 2 ou Mega Man X? Ou então com Goof Troop, Final Fantasy IV e Rock 'n' Roll Racing?

Alguns nomes vão ser os mesmos, mas a verdadeira graça está em ver aquilo que só você gostava. Assim, revire aquelas suas memórias e ajude-nos a lembrar quais os jogos mais importantes desse grande console que marcou a vida de tanta gente.