Nos 20 anos do PlayStation, documentário relembra jogos de lançamento do console

Por Redação | 11.09.2015 às 12:00

Esta semana foi bem especial para os fãs de videogames. O último dia 9 de setembro marcou os 20 anos de lançamento do primeiro PlayStation nos Estados Unidos e o início de uma história de sucesso da Sony e de paixão para milhares de jogadores. Afinal, quem não coleciona boas memórias com o console em sua infância e adolescência?

Mais do que isso, a data também representa o aniversário da própria marca PlayStation. O que começou sendo um acessório descartado para fazer o Super Nintendo ler CDs evoluiu e se transformou em um dos maiores fenômenos da tecnologia, ganhando proporções muito maiores do que foi imaginado inicialmente. A partir daquele dia 9 de setembro de 1995, a coisa só cresceu, sobretudo com a chegada do PlayStation 2 anos mais tarde.

Como não poderia deixar de ser, a Sony não ia deixar esse dia tão memorável passar batido e trouxe um pequeno vídeo que celebra não apenas as duas décadas do seu primeiro console, mas também o seu legado. Tudo aquilo que vimos no PlayStation 2 e, mais tarde, no PS3 e PS4 só foi possível por causa daquela velha caixa cinza lá atrás.

Ao longo de pouco mais de dois minutos, a empresa lista alguns dos títulos mais marcantes de cada um desses sistemas e ainda nos faz relembrar do momento em que essas plataformas foram apresentadas ao mundo. E é claro que ela iria aproveitar esse momento para mostrar também alguns de seus próximos lançamentos, como Uncharted 4: A Thief's End e Horizon: Zero Dawn.

O mais interessante dessa apresentação é que ela nos permite ter uma noção bem clara de como os jogos evoluíram ao longo desses 20 anos. De grandes caixas cúbicas que tínhamos de imaginar como prédios para enormes cenários cuidadosamente detalhados, a história do PlayStation não é apenas a evolução do hardware, mas da própria indústria como um todo. Foi graças à entrada da Sony no mercado que ela deu um salto significativo entre uma geração e outra.

Por outro lado, é curioso pensar que o aparelho chegou às lojas sem um único jogo de peso. Era a estreia de uma empresa sem tradição nos games e tentando introduzir uma tecnologia completamente nova para a época — a modelagem tridimensional. Tanto que muitos dos títulos iniciais foram completos fracassos, como Street Fighter: The Movie.

Para lembrar alguns desses títulos, o canal Adventure Pals fez um ótimo trabalho de curadoria e trouxe um documentário que resgata esses títulos que marcaram o lançamento do PlayStation original, focando nesses fiascos que a Sony faz questão de esquecer quando faz essas retrospectivas de aniversário. Ainda que esteja em inglês, o conteúdo é de fácil compreensão e serve como uma espécie de viagem no tempo, resgatando muitos games que você já deve ter visto e jogado, mas apagou da sua memória.

Afinal, como em todo bom aniversário, sempre tem aquele espírito de porco que surge para relembrar as suas vergonhas do passado.

Via: Adventure Pals (YouTube)