Nintendo pode levar suas franquias clássicas aos cinemas

Por Redação | 16 de Maio de 2016 às 16h44

É provável que em pouco tempo personagens como Mario, Luigi, Samus Aran e Link estejam estrelando filmes no cinema mais próximo da sua casa – ou naquele seu canal de filmes predileto. A Nintendo está conversando atualmente com diversas produtoras de relevância global, e o saldo deve ser a criação de novos “conteúdos em vídeo” baseados em suas franquias clássicas – o que parece incluir também as películas.

Conforme mencionou o presidente da companhia, Tatsumi Kimishima, a ideia é simultaneamente alavancar a popularidade dos personagens icônicos e ampliar a população de jogadores de video games. “Nós estamos conversando com vários parceiros”, disse Kimishima em entrevista ao periódico Asahi. “Parece-me que poderemos decidir algo em um futuro não muito distante.”

Mesmo que o formato “filme” não tenha sido expressamente admitido, os termos “conteúdo em vídeo” foram repetidos também por um representante da Big N em entrevista à agência de notícias Reuters. E o porta-voz, de fato, não negou a possibilidade.

Zelda

Para além dos conteúdos licenciados

Qualquer um que tenha hoje mais memória do que cabelo no topo da cabeça deve se lembrar bem de que esta não seria a primeira vez em que a Nintendo se alça a conteúdos para além dos polígonos tridimensionais e dos saltos entre plataformas. Afinal, séries como Pokémon já foram exaustivamente representadas em uma imensidade de mídias – e talvez valha mencionar também certa adaptação de qualidade questionável dos irmãos encanadores para os cinemas, lá em 1993.

Mas Kimishima garante que essa não é a ideia agora. Conforme o executivo disse ao Asahi, longe de simplesmente licenciar suas marcas, a Big N gostaria agora de fazer as coisas por si só, e isso dificilmente deve envolver um novo live-action. Vale lembrar, de fato, que o criador de Super Mario Bros. ,Shigeru Miyamoto, foi responsável por um curta-metragem em 3D baseado na série Pikmin, exibido durante a Tokyo International Film Festival, o que foi seguido de uma entrevista que deixava as portas abertas para novos projetos em filme.

pikmin animation

Dentro de cinco anos

Embora o executivo não tenha mencionado datas, Kimishima garante que se trata de algo que deve ocorrer dentro dos próximos cinco anos. Não obstante, nenhuma palavra foi dita sobre os personagens que devem aparecer nas primeiras adaptações.

Seja como for, a nova manobra parece se encaixar com uma diversificação de operações mais geral. Além de entrar de cabeça no mercado mobile, a Nintendo também firmou uma parceria recentemente com a NBCUniversal, o que deve culminar em novas atrações para parques temáticos embalados por Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Pokémon etc.

Fontes: Asahi, Reuters.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.