Nintendo disponibiliza 145 edições de sua revista oficial de graça

Por Redação | 04.08.2016 às 11:39

O clima de nostalgia continua tomando conta da Nintendo. Depois de anunciar o lançamento de uma nova versão do Nintendinho, seu primeiro videogame, a empresa fez uma parceria com o Internet Archive para disponibilizar, gratuitamente e em formato digital, os primeiros 13 anos da Nintendo Power, sua já descontinuada revista oficial e uma das primeiras do gênero em todo o mundo.

As 145 edições disponíveis no acervo virtual cobrem de julho de 1988, quando a primeira edição chegou às bancas dos Estados Unidos, até junho de 2001. Em suas páginas, está registrada a história dos jogos e consoles da companhia, desde o já citado Nintendinho até a chegada do Game Boy Advance e do Nintendo 64.

Nas capas, títulos clássicos como Pokémon Stadium, The Legend of Zelda: Majora’s Mask, Super Mario Bros. 3, Ninja Gaiden, Duck Tales, Street Fighter II e Mega Man II, apenas para citar alguns. Outros nem tão saudosos assim também deram as caras, como Stunt Race FX, Army Men Air Combat e Pugsley’s Scavenger Hunt.

Nintendo Power

As edições disponibilizadas cobrem pouco mais de metade da história da Nintendo Power. A revista foi publicada pela própria Nintendo de seu lançamento, em 1988, até dezembro de 2007. A partir do ano seguinte, a companhia contratou uma publicadora externa para continuar os trabalhos, que chegaram ao fim em dezembro de 2012, com a edição 285.

Os arquivos podem ser baixados gratuitamente e estão disponíveis em diferentes formatos, podendo ser lidos em e-readers, tablets ou celulares. Uma versão online também pode ser acessada, mas como se tratam de páginas escaneadas, algumas falhas e problemas de qualidade podem acontecer aqui e ali. Ainda assim, temos aqui um dos principais exemplos do início da cultura dos videogames, agora preservado para sempre.

Fonte: Internet Archive