Nintendo desmente rumor sobre o uso do Android no NX

Por Redação | 02.06.2015 às 13:25
photo_camera Divulgação

Pelo visto, a esperança dos fãs de verem o novo console de Nintendo abraçando uma arquitetura simplificada ao adotar o Android como base do sistema não demorou a cair por terra. A própria empresa veio a público desmentir os rumores e dizer que não veremos o robôzinho do Google na tela inicial do NX e nem nada parecido.

Em declaração dada ao Wall Street Journal, um porta-voz da companhia negou os rumores surgidos na última segunda-feira, 1º de junho, referentes ao seu novo video game. Segundo ele, a história levantada pelo jornal japonês Nikkei não é verdadeira e não há planos de levar o Android para o sistema.

Com isso, voltamos à estaca zero em relação às informações relacionadas ao NX. Anunciado no início deste ano, o novo console da Nintendo ainda é uma grande incógnita rodeada de alguns rumores que surgem aqui e ali. No caso do boato relacionado ao sistema operacional, a especulação surgiu em torno da suposta tentativa da Big N trazer uma arquitetura mais amigável para os desenvolvedores, facilitando a criação e adaptação de jogo — o que evitaria que ele se tornasse um problema do tamanho do Wii U.

No entanto, com a negativa da empresa, voltamos a ficar no mais completo escuro em relação ao que esperar do próximo console. Ela já disse que não ouviremos nada sobre o aparelho durante a E3, daqui a duas semanas, e que os primeiros detalhes só devem começar a aparecer em meados de 2016 — ainda que alguns estúdios já tenham mencionado a plataforma quando o assunto é lançamentos futuros.

E, apesar de muita gente ter se empolgado com a possibilidade de termos o NX rodando uma variação do Android, muitos outros fãs torceram o nariz para o rumor levantado pelo periódico japonês. Primeiramente porque as primeiras tentativas de trazer um video game com o sistema operacional da Google não deram muito certo — vide o fracasso retumbante do Ouya — e, depois, pela própria preocupação com a segurança do console.

Caso a história se confirmasse, muita gente temia que, por ser um sistema de código aberto, o Android usado na arquitetura base deixasse brechas que pudessem ser usadas por hackers para ataques ou mesmo desbloqueio e alterações de jogos. Tanto que a declaração oficial deixou muitos dos fãs mais aliviados com o que está por vir.

De qualquer forma, com ou sem NX, a apresentação da Nintendo durante a E3 acontece na manhã do dia 16 de junho e deve trazer um bom número de novidades — além daquelas que foram apresentadas durante o último Direct. Então, anote em sua agenda e fique de olho para não perder nada do que vai rolar na maior feita de games do mundo.

Via: The Wall Street Journal