Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nintendo derruba recriação de Super Mario Bros feita por fã do jogo

Por| 24 de Abril de 2019 às 12h14

Link copiado!

Nintendo derruba recriação de Super Mario Bros feita por fã do jogo
Nintendo derruba recriação de Super Mario Bros feita por fã do jogo
Tudo sobre Nintendo

Depois de sete anos em desenvolvimento, uma recriação do game Super Mario Bros feita por fãs foi derrubada pela Nintendo. Apelidado de Super Mario Bros. 64 por ser direcionado ao console retrô Commodore 64, o jogo seria uma breve releitura do clássico original lançado em 1983 e havia sido disponibilizado para download gratuito na semana passada.

Por meio de notificações de violação de propriedade intelectual (DMCA, no jargão em inglês), a fabricante e publisher japonesa, dona do personagem e todas as criações associadas a ele, exigiu a derrubada do link para download — a qual “ZeroPiage”, o fã e desenvolvedor responsável pelo projeto, obedeceu prontamente.

“Devido a uma notificação de violação de propriedade intelectual, fomos forçados a remover o link para download de Super Mario Bros. 64”, disse o desenvolvedor um post no blog Commodore Club.

Continua após a publicidade

Emissões de DMCAs não são novas e configuram uma espécie de aviso feito por donas de certas propriedades intelectuais. Basicamente, passa a ideia de “ou você tira do ar, ou a gente lhe processa”. Neste caso específico, o projeto estava sendo distribuído gratuitamente pelos idealizadores, porém a Nintendo ainda cobra dinheiro para comprar o jogo original, seja lá onde ele possa ser encontrado. Por causa dessa relação comercial, a empresa defende suas propriedades com unhas e dentes — ainda que o Commodore 64 nunca tenha recebido um Super Mario das mãos da Nintendo.

Além da Nintendo, a SEGA é outra empresa famosa por derrubar projetos de fãs, tendo feito isso em diversas ocasiões com o personagem Sonic.

Fonte: Business Insider