Nintendo corrige falha que permitia desbloqueio do 3DS

Por Redação | 12.12.2014 às 08:23 - atualizado em 19.08.2015 às 19:17
photo_camera Divulgação

A Nintendo liberou nesta semana uma atualização para o Nintendo 3DS que, oficialmente, veio para liberar o suporte do console aos Amiibos, os bonecos licenciados da empresa. Além disso, o update do portátil também resolve um problema que vinha sendo a pedra no sapato da empresa há algumas semanas, quando um hacker francês descobriu uma maneira de desbloquear o aparelho para executar aplicativos não licenciados.

O método é semelhante ao root do Android ou ao jailbreak do iOS e permitia que o Nintendo 3DS, cujo sistema é fechado, executasse

O portátil da Nintendo é conhecido por ter um sistema fechado, que só permite a execução de jogos originais ou aplicações baixadas a partir de sua loja oficial. Jordan Rabet, o hacker responsável pela descoberta, porém, achou uma brecha para que fosse possível rodar cartuchos falsificados, apesar de ter garantido que a pirataria ainda não funcionaria no aparelho.

A brecha em questão era acessada pelo título Cubic Ninja, da Ubisoft. O puzzle game é um jogo menor, com críticas pesadas e pouco sucesso no mercado. Foi por ele, porém, que o especialista foi capaz de encontrar a falha no firmware do 3DS, abrindo suas portas para o desenvolvimento de homebrews, as tais aplicações “feitas em casa” por entusiastas.

Agora, essa entrada foi fechada novamente. Pelo Twitter, Rabet pediu que os interessados em permanecerem com o suporte aos apps homebrew não atualizem seus consoles para o firmware 9.3. Por outro lado, ao fazer isso, os usuários também ficam impossibilitados de acessar a loja online da Nintendo.

A correção da falha de segurança não faz parte das notas oficiais da atualização. Além de habilitar o suporte aos Amiibos – apenas no New Nintendo 3DS, que ainda não chegou ao Ocidente –, o patch também adiciona uma opção aleatória para os temas da tela inicial e permite a produção de capturas de tela com o conteúdo de ambas as telas ao mesmo tempo.